Abertura do XXVIII Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais destaca importância da atividade extrajudicial

 MG 2531

A cerimônia de abertura XXVIII Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais, promovido pela Associação dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG), nos dias 6 e 7 de setembro, ocorreu no final da tarde do primeiro dia de evento e contou com a participação de representantes de diversos setores ligados a atividade extrajudicial.

Compuseram a mesa o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Serjus – Anoreg/MG), Ari Álvares Pires Neto; o vice-presidente da Serjus – Anoreg/MG e presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG), Eduardo Calais; o presidente do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (CORI-MG), Fernando Pereira do Nascimento; a presidente do Instituto de Registradores de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Minas Gerais (IRTDPJ-MG), Carolina Morales; o presidente do CNB/CF, Paulo Roberto Gaiger; os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ/MG), Marcelo Guimarães Rodrigues e Raimundo Messias Junior; e o deputado estadual, Roberto Dias de Andrade.

Na cerimônia, o presidente da Serjus – Anoreg/MG destacou importância dos serviços prestados pelos cartórios extrajudiciais e enfatizou a necessidade de discutir sobre os desafios e oportunidades trazidos pelas novas tecnologias.

“Com a chegada de novas tecnologias, surgem também desafios e oportunidades, mas sabemos do valor e da importância do segmento extrajudicial para a sociedade. Os cartórios não serão substituídos, pois prezamos e lutamos muito por um serviço de excelência. É o momento de buscar aperfeiçoamento e modernização”, discursou Ari Pires.

Eduardo Calais falou da importância de toda a classe extrajudicial se unir em prol da otimização dos serviços oferecidos pelos cartórios.

“Precisamos nos unir e trabalhar juntos para que, cada vez mais, possamos modernizar a nossa atividade, enfrentar os novos desafios e oferecer ao cidadão e ao Estado, um serviço de excelência”, enfatizou Calais.

O deputado Roberto Andrade falou da necessidade de a sociedade conhecer os serviços dos cartórios e da classe extrajudicial tomar frente de iniciativas que busquem cada vez mais desafogar o poder judiciário.

“As serventias extrajudiciais desempenham funções muito importantes e ainda desconhecidas por grande parte da sociedade. As pessoas precisam conhecer mais os cartórios e os cartórios precisam se unir em prol dos interesses coletivos”, falou o deputado.

O desembargador Marcelo Rodrigues destacou a importância da atividade notarial para a garantia de segurança jurídica e para promover a pacificação social. Em sua fala, o desembargador também agradeceu a oportunidade de estar mais próximo e de conhecer melhor o trabalho extrajudicial.

O presidente do CNB/CF, Paulo Roberto Gaiger, ressaltou a alta capacidade de estudo do notariado e defendeu que a classe “precisa deixar o medo da tecnologia de lado, se unir, se renovar e continuar gerando valor”.

– Comenda ao Mérito Nicolau Balbino Filho

Ao final da cerimônia de Abertura Oficial do Congresso, foi realizada a entrega da Comenda do Mérito “Registrador Nicolau Balbino Filho” às personalidades que apresentaram contribuição relevante para o desenvolvimento, aprimoramento e consolidação dos serviços extrajudiciais em Minas Gerais e no Brasil.

Foram homenageados o desembargador da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ/MG), Marcelo Guimarães Rodrigues; o titular do Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Belo Horizonte, José Nadi Néri; e o titular do Ofício de Registro de Imóveis de Inhapim, Luiz Fernando Chagas.

A escolha de Nicolau Balbino Filho para patrono da medalha está alicerçada na importância de sua trajetória profissional para o desenvolvimento e fortalecimento das atividades extrajudiciais no País. 

Nicolau Balbino Filho foi pioneiro no estudo do Direito Registral no Brasil. Seus estudos e obras publicadas – dentre eles “Registro de Imóveis: Doutrina, Prática e Jurisprudência” e “Contratos e notificações no registro de títulos e documentos” – são referências para estudantes e profissionais. O registrador também foi membro fundador do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ Brasil), e membro do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB).

O XXVIII Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais é realizado anualmente pela Associação dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *