Artigo – Migalhas – Como sua empresa trata e armazena os dados dos clientes? – Por Cheuri Prade

Projeto De Criacao De Orgao Para Protecao De Dados Avanca No Congresso 1

As alterações previstas na lei 13.709/18 impactarão de forma das empresas coletarem, armazenarem e protegerem os dados de seus clientes

Se você trabalha com dados, sejam eles cadastro de clientes, folhas de pagamentos ou registros de fornecedores, é melhor saber como a legislação que entra em vigor em 2021 vai influenciar seu cotidiano empresarial.

A edição extra do Diário Oficial da União publicada na noite de 29 de abril, incluiu o texto da medida provisória 959/20 que prorrogou a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados para o dia 3 de maio de 2021.

Mesmo com esse prazo estendido para ajustar seus processos em relação à coleta e armazenamento de informações pessoais, é importante não deixar para a última hora. Como todas as novas ferramentas, é preciso de um período de adaptação e criação de uma cultura efetiva para aplicação plena da nova LGPD.

O novo marco legal define que o cidadão decide se dados pessoais como nome, endereço, idade, estado civil, e-mail e patrimônio podem ser tratados por terceiros, é preciso ter cuidado no momento de coleta e armazenamento dessas informações por parte de sua empresa.

A LEPHS organizou um curso ministrado pelos professores André Castro Carvalho e Rita Blum em que a lei 13.709/18 é analisada para encontrar semelhanças com a GDPR e destacar a importância da Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

O curso detalha as funções de controlador, encarregado, operador e indica como funciona o tratamento de dados através de Data Mapping, autodeterminação informativa, esclarecendo como será a aplicação nos mais distintos segmentos da legislação.

Toda esta preparação será um fator decisivo  para que sua empresa evite punições por conta de descuidos na coleta e tratamento de dados dos clientes. Afinal, casos de vazamento de informações são cada vez mais comuns. E mesmo gigantes como Facebook e Google, que investem maciçamente em segurança da informação, sofreram com ações judiciais e multas por conta de descuidos em relação à privacidade de seus consumidores.

Portanto, deixo o convite para que você conheça o conteúdo completo do curso LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados em nossa plataforma. E através do cupom promocional CURSOLGPD15 você receberá um desconto especial para acompanhar esse material de extrema importância para os próximos meses.

Fonte: Migalhas