Clipping – Cointelegraph – Brasil já tem mais de 22 mil documentos registrados em blockchain, de divórcios a testamento

Bloggif 5cb0b25cf22ee

Rede Blockchain dos cartórios já registrou no Brasil mais de 22 mil documentos de divórcios a testamento

A rede em blockchain desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), já registrou mais de 22 mil documentos em todo o Brasil, segundo informou o portal Blocknews.

Entre os documentos registrados pela rede, chamada Notarchain, e integrada ao e-Notoriado, estão certidões de divórcios, testamentos, transferências de imóveis, testamentos, entre outros.

“A nossa solução foi criada institucionalmente porque o cartório depende de leis e normas para tudo. É um segmento muito regulamentado e fiscalizado. Por isso, queríamos uma solução uniforme para todo o país e fiscalizado pelo CNJ”, disse ao portal Giselle Oliveira de Barros, presidente do Colégio Notarial do Brasil.

Notarchain

A Notarchain é uma das tecnologias mais recentes criadas pelo CNB – CF, e tem como objetivo garantir por meio da blockchain  a segurança dos atos lavrados por tabelionatos no meio eletrônico.

No ano passado a tecnologia foi usado na eleição do Quinto Constitucional ao TJDFT.

“Foi motivo de grande honra participarmos desse importante ato que autenticou e fez persistir os logs da importante eleição para o Quinto Constitucional ao TJDFT, que será ocupado por um advogado da OAB/DF”, afirmou na época o tabelião do 1º Ofício do Núcleo Bandeirante de Brasília, Hercules Benício, que assinou digitalmente a ata notarial que deu persistência à eleição.

Ancorado ao e-notariado, os serviços de Backup em Nuvem e Notarchain são soluções para garantir a segurança jurídica de atos eletrônicos e prevenir fraudes.

Todo o sistema foi criado por técnicos e especialistas em Tecnologia da Informação juntamente aos notários da diretoria do Colégio Notarial do Brasil, o que assegura que o desenvolvimento tenha sido inteiramente voltado para a conformidade jurídica dos atos.

Fonte: Cointelegraph