CNB/MG realizou Curso de Grafotecnia em Juiz de Fora (MG)

WhatsApp Image 2019 06 29 At 14.08.21 (1)

Com o objetivo de capacitar os colaboradores da atividade notarial na identificação de assinaturas alteradas e tomar medidas de segurança para evitar fraudes, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG) realizou no último sábado (29/06), na cidade de Juiz de Fora (MG), o Curso de Grafotecnia ministrado pela perita criminal Wanira Oliveira de Albuquerque.

Para o presidente da entidade, Eduardo Calais, a iniciativa retrata a busca constante pelo aprimoramento na prestação do serviço extrajudicial. “Temos buscado ampliar cada vez mais a presença do CNB/MG em nosso Estado, e a oferta de cursos regionais é mais uma possibilidade de atuarmos no sentido de qualificar os notários e seus colaboradores para que prestem serviços com maior eficiência e segurança jurídica, atendendo com eficácia todos os cidadãos”, diz Calais.

Para o delegado regional do CNB/MG da Zona da Mata Mineira, Victor Moraes, que fez parte da organização do evento e acompanhou toda a programação do curso, esse tipo de iniciativa é importante para a capacitação daqueles que atuam nos cartórios. “O curso de grafotecnia foi uma ótima oportunidade para os notários e colaboradores da região. Contando com a didática da Wanira, nós aprendemos diversas técnicas importantes no auxílio da prestação de serviços extrajudicionais, como identificação de dinheiro e de documentos falsos.”, relata Moraes.

O curso, que aconteceu de 9h ás 18h, contou com a presença de 29 inscritos que puderam acompanhar o seguinte conteúdo programático:

1.1 – SEGURANÇA:

– Perfil do fraudador;
– Análise de documentos de identificação (CI, CNH, Passaporte, CPF, comprovantes de renda e de endereço);
– Identificação do papel moeda;

1.2 – GRAFOSCOPIA:

– Particularidades da escrita;
– Procedimentos para conferência de assinaturas;
– Elementos que devem ser conferidos em uma assinatura.

1.3 – FALSIFICAÇÕES:

– Falsidades gráficas;
– Falsidades documentais;
– Falsidades do padrão monetário;
– Exemplos práticos;
– Exercícios práticos;

1.4 – ALTERAÇÕES DOCUMENTAIS:

– Identificação dos documentos apresentados, quando dos procedimentos de autenticações de documentos e elaboração de Instrumento Público de Procuração.

1-5 – DATILOSCOPIA:

– Reconhecimento básico dos tipos fundamentais das impressões digitais

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *