CORI-MG – Imóveis regularizados

Regularizacao

RI de Campos Altos celebra a entrega dos primeiros títulos de Reurb

A equipe do Registro do Imóveis de Campos Altos, na região do Alto Paranaíba, finalizou a primeira etapa de um trabalho de regularização fundiária no munícipio de Santa Rosa da Serra, com a entrega de 92 títulos de propriedade. A ação beneficiou moradores de três bairros, e, em breve, se estenderá a outras áreas da cidade. “A expectativa é que o município e a sede da comarca estejam 100% regularizados até o fim de 2021”, informa a oficiala Mônica Souto. Só em Campos Altos, por exemplo, o projeto deve envolver quatro bairros e cerca de 600 imóveis.

Mônica ressalta que é gratificante levar adiante um trabalho que traz impacto social e econômico positivo para as famílias. Com a regularização, os imóveis passam a ser mais valorizados e o acesso ao crédito bancário é facilitado, o que contribui para o desenvolvimento local.

A atuação conjunta entre as prefeituras e o Registro de Imóveis também é destacada por ela. “É um tema novo e nós já temos os entendimentos técnicos. Por isso, é importante a parceria. Em Santa Rosa da Serra, encontramos abertura e muita disponibilidade, inclusive com a criação de uma comissão que esteve muito ativa durante todo o processo”, diz.

Os cartórios também têm papel essencial para que os atos sejam bem-sucedidos. Nesse sentido, oficiais e colaboradores precisam estar dispostos a participar de processos de aprendizagem. E parte desse compromisso será reforçado no treinamento Reurb na Prática, promovido pelo CORI-MG, que terá a presença de representantes do cartório e de funcionários da Prefeitura.

Mônica ressalta que a regularização é uma oportunidade de mudança de paradigmas. “É um trabalho que nos possibilita estar mais próximos da população e do poder público e mudar a percepção que a sociedade tem da atividade. Devemos atuar para que todos tenham seus títulos e possamos levar essa ideia a outros municípios”, conclui.

Fonte: CORI-MG