CORI-MG – PQTA 2020 premia ações praticadas pelos cartórios durante a pandemia

PQTA

Nova categoria “Continuidade do Negócio” será definida em votação aberta ao público geral na 16ª edição do PQTA

O objetivo do Prêmio Qualidade Total Anoreg (PQTA) é reconhecer e estimular a Gestão de Qualidade para que os serviços notarias e registrais no Brasil sejam prestados com maior eficiência e segurança para os usuários e colaboradores das serventias. Por isso, durante a pandemia de Covid-19, acontecimento sem precedentes na história mundial, os esforços dos cartórios de todas as regiões do país de manterem o funcionamento dos serviços essenciais à população também serão reconhecidos na 16ª edição do PQTA.

A Premiação Destaque deste ano vai considerar as boas práticas de Continuidade do Negócio implementadas pelos cartórios para se adaptarem ao novo cenário apresentado nos últimos meses. O regulamento oficial do Prêmio, que pode ser acessado aqui, destaca que “tais requisitos serão identificados nesta edição do PQTA 2020, devido a pandemia da Covid-19, responsável por alterar globalmente o ambiente de negócios, trazendo impacto para toda sociedade, os serviços, os cartórios e, consequentemente, o PQTA”.

Segurança Social

Os requisitos da premiação de Continuidade do Negócio são baseados na Norma ISO 22301:2012. A diretriz determina estratégias e planos de ação que garantam a continuidade dos serviços após a ocorrência de episódios disruptivos, como a pandemia de Covid-19. Assim, são especificadas boas práticas para que um sistema de gestão não apenas proteja o negócio, mas também reduza as possibilidades de ocorrência desses eventos e garanta que a empresa se recupere nos piores cenários.

Os apontamentos da norma incluem, ainda, identificar e gerenciar ameaças atuais e futuras aos negócios; adotar uma atitude proativa para minimizar o impacto de incidentes; manter funções críticas em funcionamento durante períodos de crise; minimizar o tempo de inatividade durante incidentes e melhorar o tempo de recuperação, e demonstrar resiliência aos clientes, fornecedores e em solicitações de propostas.

PQTA Digital

Durante as avaliações virtuais, os auditores vão selecionar as ações mais originais e importantes para o período. Em seguida, as boas práticas são analisadas pela Comissão Organizadora do PQTA 2020, formada por representantes da Anoreg/BR e da Apcer Brasil, empresa independente responsável pela auditoria. As três ações finalistas, escolhidas pela Comissão, serão colocadas para votação pública, no site da Anoreg/BR, após a cerimônia do Prêmio. A ação com o maior número de votos será amplamente divulgada e receberá o Prêmio Destaque da 16ª edição do PQTA.

As boas práticas serão identificadas pelos auditores, mas não pontuarão na check-list, que determina a categoria atingida pelos cartórios participantes.

As inscrições para o PQTA 2020 já estão abertas e o formulário está disponível aqui.

Fonte: CORI-MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *