TJ/MG: Belo Horizonte (MG) recebe 8º Encontro Mineiro de Adoção

Noticia Ado Ao

Orquestra Jovem do TJMG participará do momento cultural do encontro

Com o tema “Adoção e o trabalho em rede: proteção integral a crianças e adolescentes”, o 8º Encontro Mineiro de Adoção será realizado em 4 e 5 de outubro, em Belo Horizonte. O evento acontecerá na Faculdade de Direito da UFMG, e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

O encontro reunirá magistrados, equipes técnicas das varas da infância e da juventude, profissionais de renome internacional, conselheiros tutelares, profissionais das instituições de acolhimento, grupos de apoio à adoção, entre outros profissionais da área, para debater temas como a adoção tardia e o trabalho em rede para a proteção integral das crianças e dos adolescentes.

Participação do TJMG

A superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, apresentará no encontro o projeto Apadrinhar, desenvolvido em parceria com o Clube de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

A juíza Maria Beatriz Fonseca da Costa Biasutti Silva, titular da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Santa Luzia, fará a palestra “Adoção e o trabalho em rede: proteção integral a crianças e adolescentes”.

E o juiz José Roberto Poiani, da Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia, profere a palestra “Preparação para adoção: importância e eficácia do trabalho em parceria”.

A Orquestra Jovem do TJMG, mantida pela Coinj e formada por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, fará uma apresentação no momento cultural do encontro.

Participação internacional

Criadora do currículo de treinamento preservativo para pais acolhedores, adotivos e famílias extensas, usado por vários sistemas estaduais nos EUA, na Ucrânia e no Quirguistão, Betsy Keefer Smalley estará no evento para falar sobre sua experiência e o trabalho no processo de construção de uma família adotiva saudável.

Betsy Keefer Smalley é coautora de “Telling the Truth to Your Adopted or Foster Child: making sense of the past” (Contando a Verdade para Sua Criança Adotada ou Acolhida: ressignificando o passado) e “Wounded Children, Healing Homes” (Crianças Feridas, Casas de Cura), tem 48 anos de experiência em proteção infantojuvenil, colocação de adoção, serviços pós-adoção e treinamento.

Realização

O 8º Encontro Mineiro de Adoção é realizado pelo Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte (GAABH), com o apoio da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-MG.

Fonte: TJ/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *