Business 3167295 960 720

Tribunal de Justiça de Minas Gerais capacita conciliadores para mediar conflitos no Estado

Curso oferece aulas teóricas e práticas para estagiários e voluntários

Para oferecer subsídios teóricos e práticos para atuação de mediadores no Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais realiza mais duas turmas do curso de capacitação em conciliação em Belo Horizonte.  Participam 30 estagiários e 19 voluntários, que terão aulas teóricas, práticas e a possibilidade de atuação voluntária nos Juizados Especiais e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Contagem.

O juiz José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, à qual estão vinculadas várias iniciativas voltadas para a conciliação e mediação, comenta que os cursos de capacitação têm por objetivo preparar os conciliadores para promover ações de incentivo à autocomposição de litígios e à pacificação social por meio da conciliação e da mediação.

O curso teve início nesta segunda-feira, 24 de setembro, com término previsto para o dia 08 de outubro na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Posteriormente, serão abertas datas para a atuação prática.

As aulas serão ministradas pela servidora Ana Carolina Ramos Jorge, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, e pelos servidores Eduardo Gomes Bastos, da 1ª Vara Cível da Comarca de Viçosa; Aline da Silva Ferreira Diniz, da Vara de Família e Sucessões da Comarca de São João del Rei; e Júlia Delfino Albuquerque,  do Cejusc/Juiz de Fora.

O TJMG tem procurado incentivar a cultura da conciliação e mediação de conflitos. A conciliação é uma forma alternativa de resolver conflitos por meio do diálogo. Ela pode ser realizada antes que o conflito resulte em um processo ou mesmo durante uma ação judicial.

Uma importante iniciativa do Tribunal de Justiça é a realização da 13ª Semana Nacional da Conciliação que acontece entre os dias 5 a 9 de novembro.

Saiba mais.

Fonte: TJ/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *