TJ/MG: Ministro João Noronha assume presidência do STJ

15208254745aa5f4826ca24 1520825474 3x2 Rt

Mineiro de Três Corações, novo presidente terá mandato até 2020

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, e uma comitiva de desembargadores mineiros participaram na tarde desta quarta-feira, 29 de agosto, em Brasília, da posse do ministro João Otávio de Noronha como novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Como vice-presidente, assumiu a ministra Maria Thereza de Assis Moura; na mesma solenidade, ambos também assumiram a direção do Conselho da Justiça Federal (CJF).

De acordo com o desembargador Nelson Missias, a presença do ministro Noronha na Presidência do STJ poderá trazer maior dinamismo à instituição, “por ele ser um magistrado destemido e integralmente voltado para sua missão”.

Estiveram presentes também na cerimônia de posse os desembargadores do TJMG Alexandre Victor de Carvalho e Antônio Carlos Cruvinel, entre outros magistrados mineiros.

Os ministros João Noronha e Maria Thereza irão comandar o STJ no biênio 2018-2020, em substituição à ministra Laurita Vaz, ex-presidente, e ao ministro Humberto Martins, ex-vice-presidente. Esse último foi eleito como novo Corregedor Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça em substituição ao ministro Noronha.

Instalação

A nova administração do STJ foi eleita pelo Pleno no dia 6 de junho. O ministro Noronha será o 18º presidente do STJ e estará à frente do tribunal quando ele completar 30 anos de instalação. Criado pela Constituição de 1988, o STJ foi oficialmente inaugurado em 7 de abril de 1989.

Entre as prioridades do novo presidente estão o desenvolvimento tecnológico para acelerar a prestação jurisdicional, a racionalidade na utilização dos recursos orçamentários e a melhoria do fluxo de trabalho entre o Superior Tribunal de Justiça e as cortes estaduais.

Mineiro de Três Corações, João Otávio Noronha compõe o quadro de ministros do STJ desde dezembro de 2002.

Fonte: TJ/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *