Cartório Jaguarão é o primeiro a ser certificado na nova edição da NBR 15906 no Brasil

Site CNB – Aposentadoria (2)

Projeto Tabelionato Mineiro, do CNB/MG, destaca a busca pela gestão da qualidade na serventia, sendo pioneira na certificação junto à norma de 2021

O Cartório Jaguarão, fundado em 1898, sempre buscou garantir a excelência na gestão dos serviços notariais e registrais, e assegurar as necessidades e expectativas da população junto ao atendimento dos requisitos legais. Sendo assim, a serventia, que tem, desde 2011, o tabelião João Carlos Nunes Júnior como oficial titular, realizou a Auditoria de Renovação da Norma ABNT NBR 15906 e se tornou o primeiro cartório a ser certificado na versão 2021, no Brasil.

A nova norma NBR 15906:2021 para sistemas de gestão de serviços notariais e registrais tem sua estrutura diferente da antiga versão, de 2010, e segue os conceitos internacionais para sistemas de gestão, facilitando muito a integração com outras normas mundialmente conhecidas, como as da International Organization for Standardization (ISO).

A NBR 15906 na versão 2021 possui o foco na qualidade das operações e tem diretrizes voltadas ao desenvolvimento, sustentabilidade e melhoria contínua na gestão dos serviços notariais e registrais.

O Cartório Jaguarão possuía a certificação da NBR 15906:2010 desde 2015 e, assim que a nova versão da norma foi lançada, iniciou o estudo da mesma para a implantação das adequações necessárias. Como a serventia encontra-se com um sistema de gestão robusto, com práticas e políticas consolidadas, os ajustes foram mínimos sem nenhuma dificuldade para a migração em menos de dois meses.

O trabalho das Auditoras Internas Ana Luisa Moreira Souza Dias e Sílvia Aparecida Campos auxiliaram os Gestores a identificarem as melhorias necessárias, o que permitiu que a Representante da Direção e Coordenadora Karine Siqueira da Mata, juntamente com a Consultora da Txai Desenvolvimento Raquel Rockenbach pudessem acompanhar os três dias de auditoria externa com muita tranquilidade.

No dia 10 de maio de 2021, foi concluída a auditoria externa, conforme recomendado pela ABNT, concedendo a certificação para o Cartório Jaguarão, a primeira serventia do País a passar por este processo e a ser recomendada a certificação da nova versão da NBR 15906.

Após três dias de auditoria e verificação dos itens da Norma, não foram constatadas inconformidades nas amostras coletadas em relação aos requisitos. O Sistema Gerencial Txai – sistema de gestão utilizado pelo cartório para registro, controle e monitoramento das informações, foi muito elogiado pelo auditor, uma vez que permite que a serventia concentre todas as informações necessárias para os gestores realizarem suas análises em um único espaço, o que facilita a visão sistêmica e evita desperdício de tempo.

“Essa certificação veio coroar a gestão do nosso cartório, que tem vocação para a qualidade. Toda a equipe de colaboradores do Cartório Jaguarão está envolvida diariamente em prestar um serviço de qualidade, sempre se preocupando com os detalhes de cada atendimento. Nossa gestão é essencialmente humanizada, e a certificação na norma NBR 15906:2021 veio potencializar a qualidade de nossa missão”, declara o tabelião titular, Dr. João Carlos.

A ABNT tem um prazo aproximado de 30 dias para confirmar a referida recomendação da auditoria. Uma das características presentes no Cartório Jaguarão é a de se manter na vanguarda, sempre à frente, buscando novos desafios e inovações que facilitem e possibilitem a excelência dos serviços prestados, junto ao incentivo dado aos colaboradores constantemente, para se superarem e serem cada dia melhores naquilo que já fazem com maestria.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/MG

DrWriting.com: Leading essay writing service