Nova diretoria do CNB-MG toma posse para o biênio 2017/2019

CNB MG

Notários de todo o país se reuniram para a cerimônia em Belo Horizonte


(Belo Horizonte- MG)
Na noite do dia 19 de outubro, notários de várias partes do país e representantes do poder executivo e do judiciário se reuniram no Automóvel Clube de Belo Horizonte para a cerimônia de posse da nova diretoria do Colégio Notarial do Brasil- Seção Minas Gerais para o biênio 2017/2019.

A cerimônia solene se iniciou com a composição da mesa diretiva pela ex-presidente e atual vice-presidente do CNB-MG, Walquíria Rabelo; pelo presidente eleito do CNB- MG, Eduardo Calais; pelo presidente do CNB- CF, Paulo Roberto Gaiger Ferreira; pelo juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Dr. Márcio Evangelista Ferreira da Silva e pelo Embaixador, Paulo Miranda.

Para a abertura oficial, a palavra foi passada a ex-presidente e atual 1ª vice-presidente do CNB-MG, Walquíria Rabelo, que fez um discurso emocionado encerrando seu mandato e passando o bastão ao sucessor Dr. Eduardo Calais.

“Viver em associação é viver de forma unida, coesa e harmoniosa. Faz-se muito e sempre. Até aqui caminhamos muito. Realço a participação do Colégio Notarial de Minas na elaboração do Código de Normas. Também destaco a relação que construímos com o Conselho Federal, aqui representado pelo seu presidente, Dr. Paulo Gaiger. Buscamos uma simbiose com outros estados e assim trocamos experiências ricas, demos grandes passos na busca da uniformização dos procedimentos e dos atos”, destacou Walquíria.

A ex-presidente Walquíria Rabelo fez um discurso emocionado encerrando seu mandato e passando o bastão ao sucessor Dr. Eduardo Calais.Após fazer uma análise dos anos em que ficou a frente da entidade, Walquíria falou sobre os desafios que o novo presidente tem pela frente. “Caminhamos muito, mas ainda há muito caminho pela frente. Por este motivo, tenho a felicidade de passar meu cargo ao jovem, competente e amigo, Eduardo Calais, que o comandará com desvelo, ousadia e coragem”, declarou a ex-presidente.

Walquiria Rabelo deixou a presidência do CNB-MG e passou o cargo para Eduardo Calais na noite de 19 de outubro.Após assumir a presidência da instituição, Eduardo Calais agradeceu as palavras e destacou a importância da antecessora como tabeliã e mulher na gestão do CNB-MG.

Calais falou sobre o atual momento do notariado mineiro e nacional e destacou o longo caminho que há pela frente. “Como disse Guimarães Rosa, ‘o real não está no início e nem no fim: ele se mostra para a gente é no meio da travessia’. Estamos no caminho. A cada dia a nossa atividade mostra mais a sua importância. O momento atual demonstra isso. O dinamismo econômico, o avanço da tecnologia, a realidade social. Nossa atividade é essencial para o lastro das instituições, para a segurança jurídica dos atos. Somos úteis à população e ao judiciário”, destacou o presidente recém-empossado.

Eduardo Calais falou sobre o atual momento do notariado mineiro e nacional e destacou o longo caminho que há pela frente.

Eduardo Calais citou a lei 11.441/07 e o apostilamento como exemplos de sucesso de como a atividade notarial vem auxiliando na desjudicialização de processos e na desburocratização de procedimentos administrativos.

Eixos programáticos para um futuro próximo

 Na sequência da cerimônia, o presidente do CNB- Conselho Federal, Dr. Paulo Roberto Gaiger Ferreira, falou sobre quatro eixos importantes que estão sendo seguidos pelo Conselho Federal para o fortalecimento dos notários. São eles: a modernização dos processos com qualidade e economia; o Plano de Informatização do Notariado nacional (PIN) com proteção na nuvem, que já está sendo estudado pelo Conselho Federal; a autotutela por parte das entidades de classe e o fortalecimento do associativismo.

“Estamos dando passos neste país para construir uma justiça mais próxima do cidadão. Nós contribuímos para o ganho econômico da sociedade. Não é uma burocracia o que nós fazemos. Todos nossos atos são voltados para a segurança jurídica, para os ganhos sociais e patrimoniais”, destacou o presidente do Conselho Federal.

Dr. Paulo Roberto Gaiger Ferreira falou sobre o uso da tecnologia para o fortalecimento dos notários.


Logo em seguida, a palavra foi passada ao chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Minas Gerais, o Embaixador Paulo Miranda, que destacou a importância dos tabelionatos no apostilamento de documentos.

“Meu relacionamento com o Colégio Notarial do Brasil- Seção Minas Gerais teve início com o advento do apostilamento de documentos. Como é do conhecimento dos senhores, as embaixadas fora do Brasil prestam serviços notariais e eu precisei conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos senhores. Com o apostilamento dos documentos, os senhores desafogaram o nosso trabalho graças à capilaridade e a presença dos serviços extrajudiciais em todos os lugares”, declarou.

O Embaixador Paulo Miranda destacou a importância dos tabelionatos no apostilamento de documentos.


Durante a solenidade, o presidente do Colégio Notarial do Brasil- Conselho Federal, Dr. Paulo Roberto Gaiger Ferreira, e o presidente do Colégio Notarial do Brasil- Seção Minas Gerais, Dr. Eduardo Calais, fizeram o lançamento das novas logomarcas das entidades.

O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Dr. Paulo Roberto Gaiger Ferreira, e o presidente do Colégio Notarial do Brasil- Seção Minas Gerais, Dr. Eduardo Calais, fizeram o lançamento das novas logomarcas das entidades


A cerimônia foi encerrada pelo juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Dr. Márcio Evangelista Ferreira da Silva, com a palestra “O CNJ e as Serventias Extrajudiciais”.

Tomaram posse na ocasião:


Presidente:
Eduardo Calais

1ª  Vice-presidente: Walquíria Rabelo

2ª  Vice-presidente: Mônica Werneck

Secretária: Letícia Franco Maculan

Tesoureiro: Dirceu Pinto de Oliveira


Conselho Fiscal

Paulo Hermano Soares Ribeiro

Nilo Nogueira Coelho

Maurício Leonardo

Suplentes

Yara Maria Cabral Sarmento

Shirley Terezinha Oliveira

Darlene Silva Triginelli


Delegados Regionais

Paulo Hermano Soares Ribeiro – Região Norte

Yara Maria Cabral Sarmento – Região Sul

Samuel Luiz Araújo –  Região Alto Paranaíba

Diretoria eleita para o biênio 2017/2019.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNB/MG

 

 

DrWriting.com: Leading essay writing service