Número de cartórios mineiros que participam do PQTA aumenta em 2019

PQTA

Ao todo, 19 serventias de Minas Gerais participarão da maior premiação do setor extrajudicial do País

O Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), contará com um maior número de representantes mineiros neste ano na comparação com 2018. Ao todo, 19 serventias do Estado se inscreveram no mais importante prêmio nacional do setor extrajudicial – contra 15 inscritos no ano passado.

O PQTA tem como objetivo auditar e premiar os serviços notariais e de registro de todo o País, está em sua 15ª edição. Este ano, a cerimônia de entrega da premiação será realizada durante o XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro em Aracaju (SE).

O Registro de Imóveis da cidade de Santo Antônio do Monte tem 127 anos de história e está participando da premiação pela primeira vez. Para o titular substituto, Gustavo Brasil de Souza, o prêmio será uma forma de avaliar a gestão do cartório.

“Há um bom tempo a gente ouve que o bom funcionamento de um cartório depende 30% das questões jurídicas e 70% da gestão. Então, nós trabalhamos muito na melhoria da nossa gestão. Como os cartórios tem preços e serviços tabelados, nós buscamos melhorar a prestação de serviços trabalhando as pessoas e os processos”, ressalta Souza.

O registrador ainda informa que a unidade faz pesquisas de satisfação interna e externa e conseguiu perceber uma melhora significativa na qualidade dos serviços e do ambiente de trabalho. “A população também vai deixando de ver o cartório como mera burocracia e passa a considerar um serviço importante e eficiente. O PQTA será uma forma de avaliar o resultado destas práticas que adotamos”, relata o titular substituto.

Já o 1º Registro de Imóveis de Virginópolis também faz parte dos cartórios de Minas Gerais que participarão do prêmio pela primeira vez. Michely Freire Fonseca Cunha, titular há quase seis anos, conta que a participação no PQTA criou um movimento muito positivo no cartório.

“Minha equipe está eufórica por estarmos inscritos. Acho que o mais legal não é o prêmio em si, mas o movimento positivo que foi criado: união na equipe, motivação para trabalhar, redução de prazos de registro, elogios dos clientes. Enfim, acho que o maior prêmio foi a mudança de postura minha e da equipe”, conta Michely.

A titular de Virginópolis relata que uma das motivações para participar desta edição do prêmio é receber uma avaliação dos serviços prestados e buscar melhorias.

“O CORI-MG tem trabalhado muito para que os cartórios mineiros padronizem e melhorem o atendimento ao usuário. Resolvi inscrever meu cartório para saber como estamos e poder trabalhar melhor nos pontos auditados que não conseguirmos pontuação”, diz Michely.

O Registro de Imóveis da Comarca de Pitangui participou da última edição do PQTA e foi premiado na categoria Diamante. O titular, Rafael Augusto da Silva Monty, conta sobre a satisfação em receber a premiação.

“Ficamos extremamente felizes por recebermos, na primeira participação no PQTA, a premiação Diamante. Para mim e para a equipe do Registro de Imóveis de Pitangui foi uma grande vitória. A expectativa para 2019 é dar continuidade aos trabalhos de gestão, focando principalmente na área técnica do cartório. Além disso, seguimos empenhados em participarmos novamente do PQTA!”, conta o titular.

O PQTA também foi, para Registro de Imóveis de Pitangui, uma forma de incentivo para seguissem prezando pela qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão.

“A melhoria contínua é fundamental para a evolução dos nossos serviços. Com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, focamos hoje na consolidação das conquistas já realizadas, mas com atenção especial no aprimoramento dos nossos trabalhos. Desde os preparativos até a conquista do PQTA os colaboradores se envolveram muito. Tivemos grandes desafios e a participação de todos foi fundamental para os bons resultados. Certamente foi um grande incentivo para os colaboradores da serventia”, diz Monty.

PQTA 2019

O PQTA 2019 contará com duas modalidades de premiação: Pequenos Cartórios, para aqueles com até cinco colaboradores; e Médios e Grandes Cartórios, acima de cinco colaboradores.

Os participantes serão avaliados em nove critérios: Estratégia, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas, Instalações, Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Socioambiental, Gestão da Informatização e do Controle de Dados, Gestão da Inovação e Compliance. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

A auditoria será realizada pela APCER Brasil, que faz parte do Grupo de Associação Portuguesa de Certificação, organismo referência do setor da certificação na Europa e presente nas Américas, África, Oriente Médio e Ásia.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *