Presidente do CNB/MG recebe Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena da CGJ-MG

Site CNB – Eduardo Calais

Solenidade de condecoração de profissionais que se destacaram nos serviços à Corregedoria e à Justiça de Primeira Instância do TJMG foi transmitida ao vivo pelo YouTube

Nesta quarta-feira (04.08), o Presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG), Eduardo Calais, recebeu da Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais (CGJ-MG) a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena pela sua contribuição ao Poder Judiciário do Estado por meio dos serviços notariais prestados. A solenidade foi realizada no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, com a presença de magistrados, servidores e outras autoridades e foi transmitida ao vivo pelo YouTube.

“Estou muito feliz com a homenagem. A medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena é um importante reconhecimento do trabalho como tabelião a frente do 1º Cartório de Notas de Igarapé e como presidente do CNB/MG”, afirmou o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais. A honraria é concedida anualmente, desde 1986, pela CGJ-MG àqueles que contribuíram para o aprimoramento dos trabalhos da Justiça de Primeira Instância ou para o melhor cumprimento das finalidades da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais.

Corregedor-geral de Justiça e chanceler da medalha, o desembargador Agostinho Gomes de Azevedo falou da importância da homenagem. “A orientação, a fiscalização e a ação disciplinar são as funções precípuas da Corregedoria, mas a Medalha Ruy Gouthier também nos propicia reconhecer e agradecer aos magistrados, servidores, notários, registradores e personalidades de outras esferas e órgãos que se destacam no cumprimento das suas obrigações com a entrega desta importantíssima comenda que, pela sua natureza, sempre é entregue por mérito a quem a ela fez jus por direito”, disse.

Representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o 1º vice-presidente, José Flávio de Almeida, relembrou a impecável trajetória profissional do desembargador Ruy Gouthier de Vilhena. “Por isso, quando o TJMG, por meio da Corregedoria, mantém a tradição de entregar a medalha de mérito que leva o seu nome, é indicativo de que reconhece, na trajetória dos agraciados, o predomínio dos mesmos caros princípios que pautaram a vida desse grande cidadão”.

Durante o evento, além do presidente do CNB/MG, outros 49 profissionais foram agraciados. Entre eles, o governador do Estado, Romeo Zema, o prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil, os desembargadores Newton Teixeira Carvalho, 3º vice-presidente do TJMG, Júlio Cezar Gutierrez Vieira Baptista e Pedro Aleixo Neto; além de juízes e servidores de diversas comarcas mineiras. O Hospital Eduardo de Menezes e a oficiala titular do Registro de Imóveis da Comarca de Janaúba, Heloísa Silveira Fernandes de Morais, também foram homenageados.

Em Belo Horizonte, magistrados e serventuários das 1ª e 2ª Regiões de atuação da Corregedoria também receberam a medalha. Já as cerimônias do interior foram realizadas nas cidades de Montes Claros, Timóteo, Uberlândia e Pouso Alegre, para os homenageados das 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Regiões. Na honraria relativa ao ano de 2020 foram 17 condecorações especiais, além de 12 magistrados e servidores vítimas da Covid-19, na modalidade post mortem.

Os desembargadores Tiago Pinto, 2º vice-presidente do TJMG; Edison Feital Leite, vice-corregedor-geral de Justiça; Alberto Diniz Júnior, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis); Nelson Missias de Morais, ex-presidente do TJMG; Antônio Sérvulo dos Santos, ex-corregedor-geral de Justiça; Afrânio Vilela, ex-vice-presidente do TJ e Márcia Milanez, também ex-vice-presidente; e Guilherme de Azevedo Passos também participaram da solenidade.  O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, o desembargador Fernando José Armando Ribeiro, representou a classe. Além dos juízes auxiliares da Presidência do TJMG e da Corregedoria e outras autoridades do judiciário, executivo, legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, polícias militar e civil e familiares dos agraciados.

Comissão especial

A comissão especial encarregada de escolher os agraciados é presidida pelo corregedor-geral de justiça de Minas Gerais, Agostinho Gomes de Azevedo. A escolha dos homenageados é realizada por meio das observações de abnegação, antiguidade, dedicação, dinamismo, eficiência, presteza e produtividade no cumprimento dos deveres funcionais. Em alguns casos, também são considerados trabalhos de relevância e integração com as ações e os projetos da Corregedoria.

A Portaria nº 5.765/CGJ/2018 alterou a Portaria nº 5.190/CGJ/2017, que instituiu a medalha. A mudança visou atualizar a regulamentação da homenagem e estabeleceu a possibilidade de também serem condecoradas pessoas que não integrem o judiciário ou os serviços notariais e de registro, inclusive por reconhecimento póstumo.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/MG