Conheça a história do 2° Ofício de Notas de João Pinheiro

20220210 IMG 3557 Edit

A serventia que possui mais de 60 anos faz parte do projeto Tabelionato Mineiro do CNB/MG

Inaugurado a 61 anos atrás, o 2° Ofício de Notas de João Pinheiro foi instalado logo após o município ter sido elevado a comarca. O acervo do 2º Ofício de Notas estava integrado aos serviços extrajudiciais da comarca de Paracatu até o momento da criação da comarca de João Pinheiro, quando iniciou-se o processo de instalação dos serviços extrajudiciais desta localidade e, por consequência, a transferência dos acervos.

À época da instalação do 1º e do 2º Ofício de Notas da comarca de João Pinheiro/MG, os atos de atribuição dos tabelionatos de notas eram previamente sujeitos à distribuição, realizada por um serviço próprio de distribuição, obedecidos os critérios de qualidade e quantidade.

O primeiro tabelião responsável pelo exercício da atividade na serventia extrajudicial foi Ubaldo Caixeta, que o fez até sua morte em 1976. No mesmo ano, o senhor Aristófanes Teixeira Gomes foi designado tabelião responsável pelo 2º Ofício de Notas, por transferência do serviço notarial de Barão dos Cocais/MG, onde já exercia a função de tabelião por cerca de 20 anos. Aristófanes esteve na titularidade do cartório até a sua morte no ano de 2016. Durante o período de vacância coube ao tabelião substituto, Ivan Gomes, o exercício, em caráter interino, do 2º Ofício de Notas de João Pinheiro/MG. 

A vacância foi encerrada com a outorga da delegação do 2º Ofício de Notas de João Pinheiro/MG, após a conclusão concurso público (Edital 01/2016), em que Victor Fróis Rodrigues, aprovado pelo critério de provimento, foi designado tabelião responsável do serviço notarial em referência.

“Foram cerca de 44 anos à frente do cartório contando o período de meu pai e meu. Temos muito orgulho de ter construído um trabalho sério e competente neste tempo, mas valorizamos as mudanças implementadas pelo novo tabelião, Victor Fróis Rodrigues. Ele tomou a titularidade do cartório em um concurso público, liso e idôneo, e vem prestando um serviço novo e dinâmico”, comenta o tabelião substituto, Ivan Gomes.

O cartório esteve instalado durante cerca de 60 anos no mesmo prédio, situado na Rua Capitão Sancho, nº 601, Centro, vizinho à antiga sede do fórum da comarca. Entretanto, devido à necessidade de ampliação e modernização das instalações, a sede foi transferida para um novo endereço, na Rua Astolfo Moreira, nº 227, Centro. Na nova e moderna instalação, a oferta de conforto ao cliente é prioridade durante o atendimento. Aqueles que são atendidos contam com um ambiente climatizado e guichês individualizados que proporcionam um serviço direcionado e em contato direto com o tabelião e  escreventes, além de serviços onlines implementados na serventia.

Ainda de acordo com Ivan Gomes, a primeira marcante intervenção eletrônica nos serviços notariais prestados pelo cartório veio já nos anos 2000 com a instituição do selo de fiscalização judiciária que trouxe segurança aos atos e maior tranquilidade na prática dos serviços. “O 2º Ofício de Notas hoje é referência nos atos eletrônicos relacionados aos serviços notariais”, complementa. 

O cartório tem realizado investimentos em tecnologia da informação, para segurança, integridade e disponibilidade de dados e informações na atividade do serviço notarial. De acordo com o tabelião titular, Victor Fróis, o 2º Ofício de Notas se mantém atento à necessidade de implementar as facilidades proporcionadas pela tecnologia, sem olvidar da igual importância que deve ser dada a segurança e o tratamento dos dados e informações que transitam eletronicamente. 

“Vale destacar a experiência positiva obtida com a adoção das ferramentas disponibilizadas através da plataforma do e-Notariado, que inovaram a forma de interação com usuário do serviço extrajudicial. A facilidade de operação, a comodidade e a celeridade fornecidas pela plataforma na prática dos atos notariais eletrônicos ressignificou a importância do cartório na formalização dos atos e negócios jurídicos”, afirma o tabelião.

Os usuários da serventia possuem acesso à emissão de seu certificado digital notarizado, à prática de atos notariais eletrônicos (escrituras, procurações, atas notariais, testamentos e autorizações eletrônicas de viagem), à autenticação de documentos digitais, à emissão de certidões e traslados eletrônicos e, mais recentemente, ao reconhecimento de firma por autenticidade. E para ainda facilitar o trâmite das solicitações e o esclarecimento de dúvidas quanto aos atos e procedimentos pertinentes ao serviço notarial, o 2º Ofício de Notas também disponibiliza ao usuário a possibilidade de contato através do e-mail, do Whatsapp e de sua rede social no Instagram.

Solidariedade

No início de dezembro do ano passado, o tabelião Victor Fróis ministrou um workshop a advogados da região com a temática “Advocacia Extrajudicial (Divórcio, Separação, Inventário e Partilha). Na oportunidade, além de compartilhar com os presentes os procedimentos pertinentes à prática dos atos de atribuição do extrajudicial e as vantagens da desjudicialização, foram arrecadadas cestas básicas para à entidade filantrópica Asilo S’antana, que oferece trabalho de acolhimento e cuidado aos idosos em situação de vulnerabilidade.

Quer participar da nossa campanha?

Assim como o 2° Ofício de Notas de João Pinheiro, você também pode compartilhar estratégias de atendimento aos clientes, inovações, estrutura, projetos de incentivo, além de outras boas práticas para publicação no site e nas redes sociais do CNB/MG. O projeto Tabelionato Mineiro tem o objetivo de compartilhar novidades e momentos históricos de todos os Cartórios de Notas do estado de Minas Gerais.

Os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para marina.lopes@infographya.com, com o assunto “Tabelionato Mineiro” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

 

Fonte: Assessoria de comunicação do CNB/MG