Nova sede do Cartório unificado do 2º Ofício de Notas e Protesto de Itabirito: um espaço moderno em um ambiente confortável e cheio de estilo

A0cc14d9 85d8 4465 B005 7057a8a97de3

CNB/MG conversou com Silvia Júdice, tabeliã da serventia que contou sobre a nova instalação e adequações a mais alta tecnologia

                         

Ao falar a palavra cartório, muitas pessoas podem imaginar um espaço antiguíssimo, cercado por papéis, pessoas sérias e pouca tecnologia envolvida nos processos. Atualmente, a realidade é bem diferente… As serventias estão cada vez mais modernas, com ambientes agradáveis, proporcionando conforto e bom atendimento ao público. Um exemplo é o Cartório unificado do 2º Ofício de Notas e Protesto de Itabirito, que agora em nova sede, no Bela Vista, bairro mais alto da cidade, tem se destacado pelo projeto arquitetônico moderno, contrastando com o estilo colonial da casa.

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG) conversou com a tabeliã da serventia, Silvia Helena de Souza Júdice, que contou sobre as novidades e enfatizou a importância do desenvolvimento tecnológico para melhor atender os clientes e também de proporcionar um ambiente diferente e despojado que estimule e valorize o trabalho dos colaboradores. Além do espaço moderno, o Cartório unificado do 2º Ofício de Notas e Protesto de Itabirito ainda conta com a presença do Pirata, o cão amigo de todos que alegra os momentos de trabalho e os atendimentos.

 

Confira a entrevista na íntegra!

 

CNB/MG – Quando o cartório foi inaugurado? Compartilhe a história da serventia.

Silvia Helena de Souza Júdice – O 2º Ofício de Notas de Itabirito foi instalado em abril de 1927, e funcionava no Fórum. Nessa época, o Tabelião era o Senhor João Etienne Arreguy. Logo depois assumiu como Tabelião o Senhor Benjamin Ildefonso da Silva, e com o seu falecimento, o seu filho, Lincoln Ildefonso da Silva, que era ainda bem jovem.

Sob a sua titularidade o Cartório do 2º Ofício, assim como todas as outras serventias, passou a funcionar fora do Fórum. O Senhor Lincoln ficou à frente do Cartório por mais de 50 anos e era muito conhecido na cidade. Em 2021, com o seu falecimento, a serventia ficou vaga, assumindo a serventia sua substituta mais antiga, Rejiane Braga.

Finalmente, com a anexação promovida pelo Tribunal de Justiça em 2022, o 2º Ofício de Notas foi anexado ao Tabelionato de Protesto de Itabirito, cuja Titular sou eu Sílvia Helena de Souza Judice, Tabeliã concursada, nomeada em 2003 em decorrência do primeiro concurso público para o extrajudicial de Minas Gerais.

Com a anexação, promovi a modernização da serventia, inaugurando uma nova sede, voltada para o maior conforto dos usuários e com foco na informatização dos serviços. A sede conta com sala reservada para assinatura de escrituras, wi-fi liberado aos usuários, uma varanda com espaço para espera.

O Cartório foi credenciado ao e-notariado e já trabalha com assinatura de todos os documentos eletrônicos. Outra inovação foi o credenciamento no CNJ para realizar apostilamentos, de forma que os usuários não precisam mais ir a Belo Horizonte para realizar estes serviços, e ainda, o fechamento de convênio com o CARVEN, para comunicação de venda de veículos.

 

CNB/MG – Sempre esteve presente em uma única instalação?

Silvia Helena de Souza Júdice – Inicialmente funcionou no Fórum, mas quando as serventias passaram a funcionar fora do Fórum, como cartórios extrajudiciais, houve apenas duas sedes, a última delas funcionando há mais de 30 anos no mesmo local. Com a anexação, precisei alugar outro imóvel, pois seria necessário um espaço maior que comportasse os funcionários do Protesto e de Notas. Além disso, em razão das fortes enchentes que ocorreram na cidade em 2022, que alagou todo o centro, a Corregedoria recomendou a mudança de todos os Cartórios para um local mais alto, fora do centro, de forma a proteger os arquivos. Assim, hoje o Cartório está localizado numa casa recém reformada no Bairro Bela Vista, bairro mais alto e foi formatado num projeto moderno, contrastando com o estilo da casa, que é colonial.

 

CNB/MG – Quanto tempo está à frente do cartório?

Silvia Helena de Souza Júdice – Estou à frente do Cartório de Protestos desde 03/01/2003, quando tomei posse em decorrência do concurso de 2001, primeiro concurso público para o extrajudicial de Minas Gerais. Com a anexação promovida pelo TJMG em 2022, assumi também o 2º Ofício de Notas, estando à frente hoje do Cartório unificado, 2º Ofício de Notas e Protesto de Itabirito

 

CNB/MG – O cartório conta com quantos funcionários?

Silvia Helena de Souza Júdice – Hoje, após a anexação, são 07 funcionários.

 

CNB/MG – Existe projetos para ações sociais?

Silvia Helena de Souza Júdice – Ainda não tivemos tempo para realização de nenhuma atividade social, mas o próprio projeto elaborado para a nova sede pensou primeiramente no maior conforto dos usuários, prestação de um atendimento de alta performance. Há total disposição da Tabeliã para trabalhar em ações sociais voltadas para a comunidade. O primeiro projeto social, entretanto, será a parceria com a ONG de proteção animal da cidade, pois todos os funcionários são muito afetos à causa animal.

 

CNB/MG – Quais as principais inovações implementadas no Cartório nos últimos anos?

Silvia Helena de Souza Júdice – Considero que as principais inovações realizadas pelo Cartório nos últimos anos foram as promovidas recentemente, após a anexação. O credenciamento junto ao e-notariado, com todos os equipamentos necessários à emissão de certificados digitais, assinaturas eletrônicas de escrituras e procurações, emissão de autorizações eletrônicas de viagens. Também o credenciamento junto ao CNJ para o apostilamento de documentos, início do atendimento por WhatsApp. Essas mudanças foram muito bem recebidas pela população, que tem nos dado um retorno super positivo, em razão das facilidades oferecidas

 

CNB/MG – Quantos serviços realizados pela serventia já são oferecidos online? Quais?

Silvia Helena de Souza Júdice – Fazemos todos os serviços disponibilizados pelo e-notariado: emissão de certificados digitais, autenticação de documentos pelo CENAD, assinatura de escrituras, procurações a atas notariais de forma eletrônica, emissão de autorização de viagem eletrônica. Também fazemos apostilamentos de forma eletrônica. O próximo projeto será a criação do site.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNB/MG