Atendimento por agendamento ganha destaque no Cartório de Registro Civil e Notas do Distrito de Barreiro (MG)

Site CNB – Tabelionato Mineiro

Medidas de restrição e distanciamento geradas pela pandemia exigiram adaptações da serventia para dar continuidade ao serviço essencial durante a crise sanitária

Considerado serviço essencial, o setor extrajudicial manteve o atendimento aos clientes durante a pandemia, mas precisou passar por adaptações para garantir a saúde dos usuários e dos colaboradores. Para dar início à série de reportagens do projeto Tabelionato Mineiro, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG) traz detalhes do sistema de agendamento dos atos implementado no Cartório do Registro Civil e Notas do Distrito de Barreiro (MG), que resultou em cumprimento das medidas de distanciamento social e proteção a todas as partes envolvidas.

Os agendamentos para autenticação de cópias e reconhecimento de firma são realizados por meio do site do cartório, no endereço https://cartorio-do-barreiro.reservio.com/. Já para os serviços de procurações e escrituras, as informações são recebidas por WhatsApp ou por e-mail. Assim, não é necessário agendamento apenas para os registros de nascimento e de óbito, apostilamento de Haia e segunda via de certidões.

“Também passamos a receber por meio eletrônico a documentação para a prática de atos, evitando que as pessoas fiquem aguardando a lavratura dentro do cartório. Assim, tudo já fica pronto e conferido e as pessoas comparecem ao cartório apenas para assinar. Isso se não preferirem assinar utilizando o e-Notariado, que é outra novidade de muito sucesso”, conta Letícia Maculan, oficial do cartório de Barreiro desde 2007.

A serventia foi instalada em 2003 para atender a população do Distrito, a segunda região mais movimentada da capital mineira.  Além da praticidade para a população, o serviço de agendamento também auxilia na rotina do cartório, pois possibilita o controle de quantas pessoas comparecerão e em qual horário. Antes da implementação desse serviço, não era possível controlar o fluxo e muitos usuários compareciam juntos, no mesmo horário, o que não ocorre mais.

De acordo com a titular da unidade, a qualidade do atendimento e a celeridade dos processos melhoraram muito, resultando em elogios recebidos diariamente. Assim, a experiência do atendimento por agendamento trouxe benefícios para além da pandemia. “Já tomamos a decisão de manter o agendamento mesmo quando, finalmente, ficarmos livres da Covid-19”, destaca Maculan.

Sobre o Tabelionato Mineiro

O informativo tem o objetivo de compartilhar novidades e momentos históricos de todos os Cartórios de Notas do estado de Minas Gerais. Publicado mensalmente no site e nas redes sociais do CNB/MG, ele traz notícia sobre estratégias de atendimento aos clientes, inovações, estrutura, além de outras boas práticas realizadas nos Ofícios de Notas mineiros. Para participar, os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para [email protected], com o assunto “Tabelionato Mineiro” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/MG

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