Clipping – G1 – Minas Gerais registra recorde histórico de divórcios durante pandemia de coronavírus

16.10.8

Segundo Colégio Notarial do Brasil, foram contabilizados 4.547 divórcios em Minas Gerais, 11% a mais do que no mesmo período em 2019.

Minas Gerais registrou recorde histórico de divórcios durante a pandemia de coronavírus, no segundo semestre de 2020.

Segundo dados do Colégio Notarial do Brasil (CNB), que reúne os cartórios de notas do país, foram contabilizados 4.547 términos de casamento, 11% a mais do que no mesmo período em 2019. É a maior marca semestral desde que os dados passaram a ser monitorados, em 2007.

“Como tabelião, a gente escutava muita reclamação dos clientes de como a pandemia tornou inviável a relação, tudo ficou mais intenso. As pessoas não estão acostumadas com essa convivência forçada, muita gente perdeu emprego, vivendo sob pressão, e ainda tendo que sustentar uma relação”, afirmou o presidente do CNB seção Minas Gerais, Eduardo Calais.

Eduardo Calais ainda disse que, quando somados aos números do primeiro semestre do ano, o total de divórcios em 2020 não ultrapassou os realizados em 2019, em razão da interrupção dos serviços nos cartórios entre o mês de março e parte de abril, “além das medidas restritivas adotadas nos meses subsequentes para a manutenção do distanciamento social”.

“O divórcio on-line foi uma grande conquista do ponto de vista da desburocratização e veio para atender à demanda cada vez maior da população por serviços on-line. No mês de julho, quando o serviço foi lançado, foi quando percebemos o aumento de casais querendo oficializar o término do casamento em Minas”, disse Calais.

Divórcio on-line

Para realizar o divórcio em Cartório de Notas, segundo o CNB/MG, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes.

O processo pode ser realizado de forma totalmente on-line, por meio da plataforma e-Notariado, onde o casal, em posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Segundo o CNB, os valores são os mesmos praticados nos serviços presenciais e regulamentados em tabela definida por lei estadual. Em Minas, o valor para se divorciar, em média, é de R$ 462,00.

Fonte: G1