“Desenvolvimento de Gestão e Liderança Extrajudicial” é a primeira capacitação de 2023 promovida pelo CNB/MG

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Um dia totalmente imerso nos pilares de gerenciamento estratégico e do sucesso em negócios

 

No último sábado (21/01) foi iniciado o calendário de capacitações do grupo Txai. O primeiro evento do ano foi realizado em parceria com o Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG) e com o Colégio Registral Imobiliário do estado (Cori-MG) e aconteceu na sede do Cori-MG, em Belo Horizonte. O curso “Desenvolvimento de Gestão e Liderança Extrajudicial” foi ministrado por Denise Fernandes da Cruz, consultora organizacional, e contou com a presença de mais de 50 titulares e colaboradores, atuantes em cartórios de todo o estado, além de membros da diretoria do CNB/MG.

Na abertura do evento o presidente do CNB/MG Victor de Mello e Moraes falou sobre o planejamento e as expectativas para os próximos cursos a serem realizados junto ao Colégio no ano de 2023. Entre as previsões, ressaltou que pretende realizar capacitações regionais e manter o modelo híbrido, para possibilitar um alcance maior dos treinamentos.

Segundo Victor, os treinamentos ajudarão a aprimorar os serviços prestados em cartórios de notas como um todo e a padronizá-los. “Ao promover essas capacitações tentamos pensar em todo o funcionamento de uma serventia. Disponibilizamos módulos voltados tanto para tabeliães, quanto para os funcionários que atuam diretamente com o público nos balcões ou lidam com a gestão financeira dos cartórios”, afirmou.

 

A visão da diretoria

Identificar o perfil de trabalho dos funcionários, delegar funções, reconhecer as próprias falhas, recompensas positivas pelo bom serviço prestado, passar feedbacks negativos de forma privada e os positivos em público, além manter um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. Essas foram algumas das orientações de Denise para que as serventias trilhem um caminho de alta performance.

A reflexão sobre a forma de gerir pessoas, de acordo com Dirceu Pinto de Oliveira, diretor do CNB/MG, é imprescindível para o sucesso de um cartório. “Nós oficiais somos muito ligados a parte jurídica e do direito, mas também precisamos olhar para a gestão e os recursos humanos dentro das nossas serventias. Creio que as capacitações ao longo do ano vão auxiliar especialmente os cartórios do interior, que muitas vezes têm dificuldade em contratarem mão de obra qualificada”, contou.

O conselheiro fiscal do Colégio mineiro Victor Fróis Rodrigues tem a mesma visão de Dirceu. “Desenvolver habilidades de liderança permite que a gente possa ter uma sintonia maior com a nossa equipe, alinhar expectativas e reconhecer problemas. Além disso, a constante qualificação deixará o usuário mais satisfeito, haverá melhoria nas condições de trabalho dos nossos prepostos e garantirá cada vez mais segurança aos negócios e atos jurídicos”, informa Victor.

Saber lidar com pessoas, incluindo quem utiliza os serviços dos cartórios e seus colaboradores, é uma situação que ainda desafia os titulares e a capacitação atua como um facilitador para lapidar o atendimento ao público e as melhores maneiras de conduzir as rotinas dos funcionários.

Para Izabela Gonçalves, diretora do CNB/MG, alcançar a alta performance é uma jornada que precisa ser trilhada por colaboradores e proprietários. “É importante que gestores e funcionários busquem o aperfeiçoamento, para saber as técnicas a serem desenvolvidas em prol de uma prestação de serviços célere e com excelência”.

 

Aprendizado com referência

O curso para o setor extrajudicial foi conduzido por quem é referência no assunto. Denise Fernandes da Cruz é graduada em Administração de Empresas especialização em Psicologia Organizacional e em Direito Notarial e Registral; tem formação de Consultores Organizacionais pela ABRH/RS e de Gestão em Negócios pela Hellinger Schule (Alemanha); além de mestrado em Administração de Negócios pela Universidad de Málaga (Espanha).

Denise também participou de diversos congressos, cursos, seminários e missões internacionais e nacionais. É criadora do Programa TXAI de Liderança que visa formar líderes e gestores para todo o Brasil e desenvolvedora do Método Prazo Zero, que visa desburocratizar e agilizar os negócios no Brasil através dos Cartórios Extrajudiciais.

A profissional promoveu uma série de dinâmicas que provocaram reflexões nos alunos, entre elas listar os gargalos que enfrentavam em suas serventias e o que precisava ser melhorado nas dinâmicas diárias de trabalho. “Falamos do envolvimento da liderança para a tomada de decisões assertivas e percebi que os titulares presentes ficaram comprometidos em agir, principalmente na parte de delegar tarefas, que é um grande desafio dentro dos cartórios atualmente”, garantiu ao final do evento.

Além do curso, os presentes também puderam adquirir a obra “Seja Imperfeito”, que mostra como o medo de errar acaba travando o sucesso nos negócios. O livro tem como uma das autoras a própria Denise, que fez uma sessão de autógrafos para os alunos que se interessaram pelo conteúdo.

 

Confira o depoimento de alguns titulares que participaram do treinamento:

“Estou muito contente em ter a oportunidade de participar do curso em Belo Horizonte (MG)! A palestrante tocou em temas importantes e reforçou que precisamos executar o que foi aprendido, ou seja, não basta ter conhecimento da técnica é preciso aplicar esse conteúdo em nosso dia a dia”, Andrea Sappi, titular de cartório em Paraguaçu (MG).

 

“Com a capacitação, conseguimos ajustar nossos colaboradores e escreventes para aperfeiçoar nossa lida com o público e, de forma geral, estarmos atualizados e atendermos melhor a população, prestando um bom serviço”, Lauro Amora, tabelião em Ponte Nova (MG).

 

Registros da capacitação:

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