Gestão Emocional: com turma repleta, CNB/MG realizou o 8º módulo do Programa de Gestão e Capacitação

Ea274dd7 61bd 4e90 9eb0 E3863db61e3a

Atualmente os profissionais podem ser excelentes na gestão de todas as áreas, mas é fundamental que saibam gerir suas emoções para obter sucesso em seu trabalho. Dentro dos cartórios não é diferente. Pensando em oportunizar as serventias, o Colégio Notarial – Seção Minas Gerais (CNB/MG), realizou no último sábado (16/09), o 8º módulo do Programa de Gestão e Capacitação, que trouxe a temática “Gestão Emocional”. O treinamento que é uma parceria entre o Grupo Txai e o Colégio Registral de Minas Gerais (CORI/MG), aconteceu na sede do CORI/MG e também de forma híbrida.

Com o pedido para desligarem os celulares, a consultora do Txai e psicóloga Raquel Rockenbach que tem especialização em Avaliação Psicológica e em Gestão de Pessoas e MBA em Gestão Empresarial, com 07 anos de experiência em consultoria para cartórios, iniciou o treinamento. Ela enfatizou que se tratava de um dia para reconhecer, compreender e gerenciar as emoções de maneira inteligente.

Na sequência, os participantes puderam expor suas expectativas sobre o treinamento e falarem ainda sobre o que imaginavam ser a gestão emocional. Retornando ao conteúdo, a ministrante Raquel apresentou um vídeo do grupo mineiro Jota Quest com clipe da canção: “Te ver superar”, que veio com uma ingestão de ânimo e estímulo a superação dos presentes.

“Essa é a expectativa mais frustrante que vamos ter ao longo da vida: as pessoas não vão agir como a gente”, disse Raquel Rockenbach. A metade do treinamento “Gestão Emocional” já havia despertado vários gatilhos emocionais dos participantes e na oportunidade a palestrante aplicou um exercício enfatizando as quatro emoções primárias dos participantes, que escreveram o que os fazem sentir medo, raiva, alegria e tristeza.

Após análise interna, todos foram convidados a assistir um trecho da animação “Divertidamente”, que mostra a importância de saber lidar com as emoções. Por fim, foi mencionado o quanto a inteligência emocional é importante para alcançar a excelência profissional.

 

Segundo momento

Ao retornarem do almoço, os participantes puderam entender a diferença entre QI e o QE… O QI é a capacidade de processar informações e resolver problemas complexos com facilidade. Já o QE é como a pessoa controla as emoções, conforme explicou a psicóloga Raquel Rockenbach.

Saber ouvir e saber escutar faz toda diferença na comunicação. “O ser humano pode falar 125 palavras por minuto, no entanto o cérebro pode captar 500 por minuto. O que escutamos enquanto o outro fala?”, questionou a psicóloga.

É importante entender, inclusive, como deve ser o atendimento dentro dos cartórios. Por exemplo, ao listar documentos necessários, muitas pessoas podem não conseguir abstrair. “Um ckelist anotado é sempre importante para facilitar a vida de todos”, explicou Raquel, acreditando que existe uma carência de atenção nas pessoas e é sempre importante ouvir de verdade o que o outro tem a dizer.

Os alunos participaram de uma dinâmica de telefone sem fio, em que uma pessoa teve a oportunidade de ler e ouvir um texto e os demais estavam apenas escutaram o texto. Ao final, verificaram os desajustes que a comunicação sem precisão pode acarretar.

“Muitos assuntos foram debatidos no dia de hoje. Muitas questões e reflexões surgiram a respeito do tema, sobre nós trabalharmos e lidarmos com nossas emoções, mas principalmente como identificarmos as nossas emoções no dia a dia”, disse a consultora da TXAI, Raquel Rockenbach.

 

Momento depoimento

A substituta do Registro de Imóveis de Coronel Fabriciano, Cristina Ribeiro, espera com o treinamento aprender a lidar melhor com as emoções e ajudar os colaboradores do cartório nessa missão. Já o auxiliar do Cartório Jaguarão, Mateus Guilherme, após participar da dinâmica do telefone sem fio enfatizou a importância da inteligência emocional para sua função e também para o desenvolvimento do cartório.

O próximo treinamento terá a temática: “A importância das parcerias e as novas atribuições dos cartórios pós-pandemia” e acontecerá de forma híbrida, no dia 07/10.

Em breve as inscrições estarão abertas, continuem acompanhando nosso site e redes sociais!