IBDFAM – Planejamento sucessório na pandemia está entre temas de destaque no IX Congresso Paulista do IBDFAM

01 11 16 Plan Sucessorio

O IX Congresso Paulista de Direito de Família será realizado em 17 e 18 de setembro, com transmissão pela plataforma Zoom. Doutora e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, a palestrante Daniele Chaves Teixeira, abordará os limites e as possibilidades para o planejamento sucessório na atualidade.

Em um contexto de pandemia, em que questões como o da finitude da vida estão sendo mais consideradas – devido ao novo vírus e seu potencial letal –, o planejamento sucessório tem se tornado mais frequente e necessário, segundo a especialista, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.

“As pessoas estão fazendo mais testamentos e transmissões de bens, estão se organizando mais. Essa questão está muito mais presente nos nossos lares agora”, aponta Daniele. A pandemia também impôs diversas mudanças ao Direito Sucessório, fatores que a palestrante não perderá de vista em sua exposição.

No que tange aos “limites e possibilidades” para realizar o planejamento sucessório, ela ressalta a importância de se observar esses aspectos. “O que buscamos ao mostrar limites e possibilidades é justamente evitar, por exemplo, a anulidade do planejamento sucessório”, afirma.

Crise e conhecimento

A palestrante ressalta a importância do IX Congresso Paulista de Direito de Família, principalmente neste atual contexto de crise. “Em momentos tão delicados, como o que estamos enfrentando este ano, é fundamental nos atualizarmos e buscarmos aprofundar nossos conhecimentos sobre os diversos aspectos do Direito de Família e Sucessões”, aponta Daniele.

O tema “Limites e possibilidades para o planejamento sucessório na atualidade” compõe o Painel 9 do evento, na sexta-feira (18), a partir das 15h30, voltado para os novos desafios do Direito Sucessório. O momento também contará com a presença do professor Francisco Cahali, que debate “Sucessão legítima: questões pendentes na doutrina e na jurisprudência”.

Confira a programação na íntegra.

Inscrições

As inscrições para o IX Congresso Paulista de Direito de Famíliaestão abertas. Associados IBDFAM têm a maior faixa de desconto. Membros da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP também têm desconto de 20% utilizando o cupom AASP20 no ato de inscrição. Clique aqui e garanta a sua participação.

Fonte: IBDFAM