Renato Cândido comemora três anos à frente do 1º Tabelionato de Notas de Nepomuceno

Imagem1

Confira a nova reportagem do projeto Tabelionato Mineiro do CNB/MG

O 1º Tabelionato de Notas de Nepomuceno foi criado em 27 de junho de 1917, tempo em que ainda era Vila de Nepomuceno (MG), pertencente à comarca de Lavras. A abertura do primeiro livro foi assinada pelo então juiz municipal, João Raymundo Vieira de Figueiredo, que informava como primeiro tabelião o escrivão judicial e de notas, José Monteiro Lima.

O tabelião José Monteiro Lima exerceu suas funções até 16 de agosto de 1924, data da lavratura de sua última escritura. Foi sucedido pelo tabelião interino Antenor Corrêa de Lima, que lavrou sua primeira escritura pública em 6 de setembro de 1924. No ano de 1925, o tabelião Cordovil de Freitas assumiu a titularidade da serventia. No início da década de 1970, Hermílio de Carvalho Silva, que era o primeiro tabelião substituto, passou a responder pela serventia. No ano 2000, o tabelião Dalton Augusto da Silva passou a responder pelo cartório como interino. Antes já exercia a função de tabelião substituto. Em setembro de 2011, assumiu por concurso público a tabeliã Joana Câmara Fernandes Scarioli Oliveira e exerceu as atividades de tabeliã titular da serventia até maio de 2015. Em maio de 2015, a tabeliã titular de Protesto, Lilian Anselmo Ribeiro Machado, assumiu com tabeliã interina e permaneceu até 31 de março de 2019. Em 1º de abril de 2019, o tabelião Renato Cândido Pereira assumiu a delegação por meio de concurso público.

Desde quando Renato tomou posse, foram realizadas reformas na estrutura da serventia localizada  na rua Francisco Ribeiro 70-A, Centro, com a substituição de todo o mobiliário e a aquisição de novos computadores e servidores para atender às novas exigências de segurança tecnológica. “Separamos uma sala de reuniões e também para receber os usuários para assinatura das escrituras com maior conforto e discrição, que normalmente não é alcançada no balcão do cartório, sobretudo em escrituras de divórcio, inventários e testamentos”, explicou o tabelião.

Atualmente, além do tabelião titular, a serventia conta com dois valorosos funcionários: a tabeliã substituta Rivênia Felícia Gusmão Azarias, bacharel em Direito; e o escrevente André Memento Lopes Pereira, bacharelando em Direito.

“Provemos com informações os usuários sobre todos serviços prestados pelo Tabelionato de Notas e todas as ferramentas jurídicas à disposição da sociedade, que vai muito além das transferências imobiliárias, como por exemplo: a possibilidade de realizar operações por escritura pública envolvendo bens móveis, principalmente os de alto valor, como máquinas agrícolas, motocicletas de trilhas, conferindo maior segurança quanto a prova do histórico de propriedade; a atenção ao planejamento sucessório, esclarecendo sobre as ferramentas disponíveis, como testamentos, doações com cláusulas especiais, partilha em vida, auxiliando os usuários quanto aos reflexos tributários destas operações; as ferramentas de regularização imobiliária, como a usucapião extraordinária, a estremação, direito real de laje dentre outras opções; entre outras atividades”, comentou o tabelião.

Renato também ressaltou estar sempre atento às novidades da atividade notarial. “O Provimento 100 de 26 de maio de 2020 entrou em vigor na data de sua publicação e em 10 de julho de 2020 já fizemos a primeira escritura eletrônica pelo e-Notariado. Desde o surgimento da plataforma, passamos a oferecer todos os serviços disponíveis, inclusive escrituras com partes residentes no exterior. Até hoje já realizamos 133 escrituras públicas eletrônicas, além de emissões de traslados e certidões de atos físicos”, celebra.

Quer participar da nossa campanha?

Assim como o 1º Tabelionato de Notas de Nepomuceno, você também pode compartilhar estratégias de atendimento aos clientes, inovações, estrutura, projetos de incentivo, além de outras boas práticas para publicação no site e nas redes sociais do CNB/MG. O projeto Tabelionato Mineiro tem o objetivo de compartilhar novidades e momentos históricos de todos os Cartórios de Notas do estado de Minas Gerais.

Os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para marina.lopes@infographya.com, com o assunto “Tabelionato Mineiro” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação do CNB/MG