Um feliz aniversário – Por Eduardo Calais

CNB – Aniversário Da Pandêmia

Parece que foi ontem, mas faz um ano, exatamente um ano…

Neste mesmo dia dezenove de março, alcançávamos a marca de 365 dias da chegada do novo coronavírus aos Cartórios do Estado de Minas Gerais por meio da Portaria Conjunta nº 950/PR/2020. Com pouco mais de dois meses do início da vacinação, vivíamos momentos de incertezas diante de uma nova onda de contaminação que dava sinais de ser ainda mais letal que as anteriores, como de fato, infelizmente, foi.

Sem motivos para comemorar, à época, usamos este mesmo espaço para escrever um artigo intitulado de “um infeliz aniversário”. Hoje, passado mais um ano, nos perguntamos se temos algo a celebrar neste aniversário.

Sem titubear, a resposta é sim. Se há um ano, tínhamos poucas pessoas vacinadas e milhares de pessoas morrendo por dia, hoje temos praticamente toda a população imunizada e um menos mortes diárias. Os números não mentem e a conclusão é inafastável: a cada dia, temos mais pessoas imunizadas e uma menor letalidade da doença. Mais uma vez, sem querer procurar vilões e tampouco heróis, é inegável a evolução de lá para cá, o que reforça um sentimento de alívio e esperança de estarmos, enfim, superando este período sombrio, cujas cicatrizes permanecerão abertas por muitos anos, notadamente para tantas famílias que perderam pessoas queridas.

Na atividade notarial e registral, por sua vez, este último ano serviu para consolidar a utilização dos serviços eletrônicos como um dos principais meios de atendimento aos usuários. De todo modo, não se pode esquecer que os cartórios, na qualidade de serviços essenciais, mantiveram suas portas abertas para receber as demandas diretamente em seus balcões para os clientes que assim desejaram.

Merece destaque aqui a plataforma e-notariado, que vem permitindo que os cidadãos assinem escrituras e procurações de qualquer lugar do mundo, eletronicamente, com a mesma segurança do papel, sem qualquer oneração do usuário ou do poder público, haja vista ser gerida e mantida pelos próprios notários, através do Colégio Notarial do Brasil.

Pois bem. Neste aniversário de dois anos, temos muito a comemorar. Além da diminuição da letalidade da doença, a vida parece ir voltando ao normal, ao antigo normal que já sentíamos tanta falta. No âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no dia 7 deste mês foi publicada a Portaria Conjunta No 1340/PR/2022, a qual estabeleceu o retorno integral das atividades presenciais em todas as unidades administrativas e judiciárias do Poder Judiciário de MG. Indo mais além, diversas cidades e estados já revogaram a obrigatoriedade do uso das máscaras em locais abertos e até mesmo locais fechados.

Neste aniversário, no lugar das máscaras, estamos colocando de volta a roupa mais bonita do nosso rosto, o sorriso.

Abram as portas, nosso velho e querido amigo normal está se aproximando. Estávamos com saudades.