“O apostilamento facilitou muito o trabalho das pessoas que precisam enviar documentos para o exterior”, diz prestador de serviço na obtenção de documentos em Portugal

Foto (1)

CNB/MG entrevista Carlos André – Prestador de serviço na obtenção de documentos em Portugal (apostila de Haia e certidões)

O proprietário da empresa Cidadania Portuguesa Carlos André, concedeu uma entrevista ao Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG) para falar sobre como o apostilamento, que passou a ser feito em cartório, melhorou a vida das pessoas que procuram o serviço de legalização de documentos para ida ao exterior e como funciona a sua prestação de serviços em parceria com as serventias.

Confira a entrevista na íntegra.

CNB/MG – Há quanto tempo você presta serviços voltados a obtenção de documentação de brasileiros que vão para Portugal e vice-versa?

Carlos André – Obtive minha dupla nacionalidade portuguesa há aproximadamente 12 anos. Depois disso, algumas pessoas me procuraram para ajudá-las e/ou orientá-las sobre como fazer tal processo e sobre como obter os documentos necessários, uma vez que não encontravam informações adequadas e suficientes acerca do assunto e não sabiam como deviam proceder.

Vendo a dificuldade de encontrar um passo a passo simples sobre como obter os documentos para requerer a nacionalidade portuguesa, decidi criar uma página no facebook para postar informações sobre o assunto, além de curiosidades e novidades em relação à vida em Portugal. Atualmente a página nesta rede social possui milhares de seguidores.

Mesmo com estas orientações disponibilizadas pela página, algumas pessoas têm dificuldades ou falta tempo para lidar com a parte burocrática da solicitação de documentos e dos processos, preferindo contratar alguém para executar o serviço. Assim, há mais de cinco anos nós, da Cidadania Portuguesa, realizamos este serviço de obtenção de documentos em Portugal, cumprindo todas as formalidades necessárias (tipos de certidões, apostila de Haia, entre outros) para se requerer a nacionalidade portuguesa.

CNB/MG – Quais são os documentos oferecidos? Existe alguma parceria ou encaminhamento para cartórios?

Carlos André – Oferecemos o serviço de obtenção de certidões portuguesas (nascimento, casamento, batismo além de outras que se fizerem necessárias) bem como fazemos apostila de Haia de documentos em Portugal. Estes documentos e estas formalidades (apostila etc.) são, na maioria das vezes, solicitados pelos cartórios brasileiros para que os cidadãos possam realizar algum ato no Brasil, tal como atualização do estado civil, partilha, escrituras, entre outros.

CNB/MG – Como o apostilamento, que passou a ser feito em cartório, melhorou a vida das pessoas que procuram o serviço de legalização de documentos para o exterior?

Carlos André – O apostilamento facilitou muito o trabalho das pessoas que precisam enviar documentos para exterior, tendo em vista que anteriormente era necessário deslocar-se até uma embaixada do país de destino para que tal documento fosse legalizado, sendo um procedimento muito mais demorado e custoso para as pessoas.

CNB/MG – Como auxilia as pessoas nos pedidos de nacionalidade?

Carlos André – Nós, da Cidadania Portuguesa, auxiliamos as pessoas na obtenção, correção, bem como nos procedimentos para se fazer a apostila de Haia além dos documentos necessários para que seja formalizado o processo de reconhecimento de nacionalidade (certidões de nascimento, casamento, emitidos e obtidos perante os cartórios brasileiros e conservatórias em Portugal). Procedemos ainda, a montagem do processo de nacionalidade que será protocolizado no consulado de Portugal ou conservatória de Registros Centrais em Portugal e a orientação e o auxílio na preparação de documentos e agendamentos para se obter o cartão do cidadaão/passaporte português.

CNB/MG – São quantos profissionais envolvidos?

Carlos André – Somos 3 profissionais com experiência e conhecimentos técnicos no assunto, os quais se mantêm sempre atualizados sobre as novidades/inovações dos procedimentos a fim de prestarmos um serviço de qualidade e com agilidade para as pessoas e, consequentemente, facilitar o trabalho dos cartórios com o fornecimento de documentos que preenchem todas as formalidades legais exigidas.

CNB/MG – Deseja compartilhar alguma ação positiva/social realizada recentemente?

Carlos André – Além da realização do serviço, divulgamos pela rede social as orientações e novidades sobre as vantagens e facilidades de se obter a nacionalidade portuguesa, sendo assim um importante meio de propagação do conhecimento.

CNB/MG – Quais as principais inovações implementadas nos serviços que presta com os cartórios nos últimos anos?

Carlos André – A principal inovação é que conseguimos facilitar o trabalho das pessoas que possuem dificuldades em obter os documentos exigidos pelo governo português ou pelos cartórios brasileiros e fazer a apostila de Haia em Portugal. Desse modo, conseguimos obter os documentos com as formalidades exigidas pelos cartórios brasileiros e, por conseguinte, facilitar e agilizar o trabalho destes que receberão os documentos corretos e com a maior brevidade possível.

CNB/MG – Os serviços são online?

Carlos André – Sim, os serviços são on-line e realizados por meio da rede social, contato WhatsApp ou telefone, sendo que atendemos todo o Brasil.

CNB/MG – Algo mais que gostaria de acrescentar?

Carlos André – A ideia de nosso projeto a ser divulgado perante os cartórios é:

– Serviço de obtenção de documentos em Portugal, com as formalidades exigidas pelos cartórios brasileiros (tipos de certidões, apostila de Haia etc.), ajudando, dessa forma, todos os cidadãos que têm dificuldades em obtê-los, para que possam realizar os atos necessários de registro, anotação e atualização dos dados pessoais e patrimoniais no Brasil.

– Os serviços de orientação para a emissão e, eventualmente, correção de documentos emitidos pelos cartórios brasileiros, com as formalidades necessárias (tipos de certidões e apostila de Haia), a fim de que os interessados possam solicitar pedido de nacionalidade portuguesa.

Saiba mais!

Contato:
Cidadania portuguesa
E-mail: silvaramoscarlosandre@gmail.com
WhatsApp: (38) 98406-8498

Fonte: Assessoria de comunicação CNB/MG