Advogada Karin Rick Rosa dá início ao Encontro Notarial Mineiro falando sobre a LGPD

WhatsApp Image 2022 04 07 At 17.23.43

O Encontro Notarial Mineiro, promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG), teve início na tarde desta quinta-feira (07/04), em Tiradentes (MG), com a palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados ministrada pela advogada Karin Rick Rosa e com participação da assessora jurídica do CNB/MG, Mariana Seder. 

Entre os desdobramentos do tema, Karin exemplificou a importância dos cartórios de notas se preocuparem com a segurança dos dados tratados na serventia, como fazer para não ter vazamento de dados e caso houver, como proceder. “Desenvolvemos o livro ‘LGPD e os serviços notariais e de registros’ para que todos os tabeliães possam entender como seguir a lei na prática do dia a dia nos cartórios”.  

Além disso, a advogada também apontou o que os tabeliães devem fazer para garantir a proteção dos dados tratados em seus cartórios: treinamento de toda a equipe; mapeamento das operações de tratamento e todo o ciclo de vida dos dados; identificação e classificação dos riscos de acordo com a probabilidade de ocorrência e impacto; elaboração de relatório de impacto e implementação de políticas de proteção de dados,  de privacidade e de informação.

Ao final da palestra, Karin aconselhou todos os tabeliães de notas conversarem com “a equipe de TI do seu cartório para saber como está sendo feito o descarte eletrônico dos dados tratados em suas serventias. Não tem como evitar todos os incidentes de segurança, mas podemos reduzir esses riscos”.

O Encontro Notarial Mineiro acontece até o próximo sábado (09/04), reunindo notários, registradores, autoridades, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, estudantes e colaboradores.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CNB/MG