Cartório de Descoberto inaugura nova sede

WhatsApp Image 2022 04 13 At 09.19.46

O Ofício do Registro Civil e Tabelionato de Notas de Descoberto foi criado em 1888, quando Descoberto ainda era um distrito da cidade de São João Nepomuceno. Desde então, a serventia já passou por três instalações e recentemente, no dia 30 de maio de 2022, mudou-se para a nova sede localizada na rua Capitão Basílio, nº300.  Por sua vez, após uma sucessão de titulares, interinos, substitutos e efetivos, o atual titular, Jorge Arantes, está à frente do cartório desde 2012.

“Inicialmente, quando assumi a titularidade do Cartório de Descoberto, mudei as instalações dele para uma galeria comercial que fica na praça central da cidade, o que já teve uma substancial mudança (para melhor) em relação ao espaço e ao conforto. No último dia 30, mudamos de endereço novamente, agora para um amplo imóvel comercial. Conseguimos dividir o cartório em departamentos e setores de atendimentos exclusivos, possibilitando que vários usuários sejam atendidos ao mesmo tempo com a máxima privacidade e conforto”, explica o tabelião.

A nova sede, localizada na entrada da cidade, foi planejada para fornecer conforto e privacidade no atendimento dos usuários. Os setores para cada tipo de serviço são divididos por salas independentes, além de contar com uma ampla sala de reunião, que é utilizada desde a leitura de escrituras até o treinamento da equipe. Atualmente, a sede conta com as seguintes instalações: recepção, sala de espera, gabinete do tabelião, gabinete da substituta, sala do registro civil (Ofício da Cidadania), sala de lavratura, sala de reunião, arquivo e almoxarifado, CPD – Centro de Processamento de Dados, cozinha e banheiro. 

“Somos um grande cartório em uma pequena cidade mineira chamada Descoberto. Impactamos por sermos modernos, tecnológicos, atualizados, estudiosos, pioneiros, inovadores, diferenciados. Somos mais do que tratar de papéis, tratamos de pessoas. Temos foco no fornecimento do serviço extrajudicial da seguinte forma: eficiente na prestação; caprichosa na apresentação; solícita e transparente no atendimento; íntegra no fiel cumprimento das normas; imparcial e honesta na formalização dos negócios jurídicos”, afirma o tabelião.

O cartório oferece, por meio de seu site (www.cartoriodescoberto.com), vários serviços online. Dentre eles podem ser destacados: solicitações de certidões e buscas dos atos do registro civil das pessoas naturais e do tabelionato de notas; apostilamento de haia; carta de sentença; além das próprias escrituras públicas. Também foi implementado o “pré registro de óbito”, que é uma funcionalidade que integrada ao site do cartório para permitir que o declarante do registro de óbito faça o preenchimento de informações no conforto do seu lar e no momento que achar mais adequado. “Isto porque sabemos que o registro de óbito é feito em um momento de muita dor, em razão da perda do familiar, sendo a pessoa obrigada a passar por uma série de perguntas no momento do registro, algumas vezes não sabendo precisar informações de cunho declaratório”, comenta Jorge. 

Quer participar da nossa campanha?

Assim como o Cartório de Descoberto, você também pode compartilhar estratégias de atendimento aos clientes, inovações, estrutura, projetos de incentivo, além de outras boas práticas para publicação no site e nas redes sociais do CNB/MG. O projeto Tabelionato Mineiro tem o objetivo de compartilhar novidades e momentos históricos de todos os Cartórios de Notas do estado de Minas Gerais.

Os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para marina.lopes@infographya.com, com o assunto “Tabelionato Mineiro” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

 

Fonte: Assessoria de comunicação do CNB/MG