Cartório Fabriciano ensina a importância das serventias e incentiva sonhos de crianças, adolescentes e idosos

WhatsApp Image 2021 09 24 At 10.20.32

Reportagem integra o projeto Tabelionato Mineiro do CNB/MG

Na reportagem do Tabelionato Mineiro de hoje, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG) apresenta o projeto Escritura dos Sonhos do 1º Tabelionato de Notas de Coronel Fabriciano. A iniciativa visa informar de forma simples e com uma linguagem acessível a importância dos cartórios para a sociedade, além de impulsionar os sonhos de crianças, adolescentes e idosos.
O projeto funciona da seguinte forma: os representantes do Cartório Fabriciano comparecem às escolas, asilos ou instituições de caridade, apresentam quais serviços a serventia presta e sua relevância, depois entregam a “Escrituras de Compra de Sonhos”, em que cada pessoa preenche os dados na qualidade de “adquirentes de sonhos” e descrevem os seus maiores desejos na escritura. No final da visita, é explicado sobre a fé pública do notário e a escritura é carimbada de forma simbólica para que essas pessoas tenham um documento que a impulsionem a lutar pelos seus sonhos.


“Acreditamos que além de apresentar a importância dos cartórios de forma lúdica e direta, o mais importante da visita é levar, através da ‘Escritura dos Sonhos’, esperança a pessoas em situações vulneráveis. Percebemos que ao preencher os dados da escritura com seus sonhos, essas pessoas se sentem mais confiantes e com a autoestima elevada. Após a assinatura parece que aquele desejo que já estava adormecido vem à tona e reacende toda a vontade de fazer acontecer”, explica o tabelião do Cartório, Daniel Ragazzi de Azevedo.
Ainda segundo o tabelião, o projeto é importante tanto para a serventia quanto para os impactados. “Temos a oportunidade de aprender muito com essas pessoas, os sonhos são os mais diversificados como: passear no shopping, ser jogador de futebol, uma cadeira de rodas elétrica. São sonhos que nos fazem repensar nossas vidas, nos enchendo de empatia e reflexão sobre qual o verdadeiro propósito das nossas vidas”.
O projeto foi desenvolvido em 2019, mas por conta da pandemia teve que pausar suas ações e só agora que estão sendo retomadas. Ao todo já foram realizadas duas atividades: na Instituição Crianças do Mundo e no Lar dos Idosos. Para participar, basta procurar a serventia e agendar um dia e horário para apresentação. Qualquer entidade da região pode se inscrever.

O Cartório
Criado em 03 de abril de 1955, o Cartório Fabriciano tem a sua sede em um imóvel situado à Rua Doutor Moacyr Birro, 601, região central da cidade de Coronel Fabriciano. A serventia atua conforme as exigências da Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais e desde fevereiro de 2016 utiliza o Selo de Fiscalização Eletrônico na prática dos atos notariais.

Quer participar da nossa campanha?
Os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para marina.lopes@infographya.com, com o assunto “Tabelionato Mineiro” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNB/MG