Clipping – R7 – Um em cada três casamentos termina em divórcio no Brasil

Divórcio

Ausência de diálogo, visão de mundo diferente e a falta de bom humor no relacionamento são fatores que colaboram para o fim de um casamento

Prevenir o divórcio, que assombra cada novo casamento celebrado, não só no Brasil, mas também ao redor do mundo, é um dos principais desafios da vida amorosa.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados colhidos entre 1984 e 2016 indica que, no Brasil, um em cada três casamentos resulta em divórcio.

Em países africanos, por exemplo, esse quadro é ainda mais complexo e peculiar, pois, as instituições familiares são formadas de diversas maneiras.

Entre elas, por exemplo, a matrilinear — que é quando somente a ascendência materna é valorizada —, multiétnica — quando há a união de mais de uma etnia — e a multigeracional — composta por mais de uma geração. E cada uma dessas culturas possuem suas especificidades.

Podem contribuir para o término de um casamento a ausência de diálogo, a visão de mundo diferente, a falta de bom humor no relacionamento, os objetivos de vida diferentes, são alguns dos fatores que contribuem para o fim da união conjugal. É o que aponta a psicóloga Fátima Rizzo.

“O casal para de agir como equipe e o individualismo toma conta. Um para de se interessar pelas coisas do outro, não riem mais juntos, cessam a comunicação, as discussões e as brigas se tornam constantes, o sexo se esfria. Ao final, o casamento está totalmente comprometido”, esclarece.

Fátima ainda acrescenta que caso o divórcio se torne tangível é preciso agir imediatamente, começando pelo diálogo franco e sincero com o cônjuge. Procurar por ajuda profissional também é um caminho.

Uma agradável surpresa

Essa “ajuda” veio por um meio inesperado para a sul-africana Alice Shimabwachi. Em março de 2018, ela e o companheiro, Jimmy Shimabwachi, encerraram uma união que durou 10 anos.

Sem saber o que se passava, a pequena Zahara, filha do casal, pediu para que a mãe comprasse um vestido de noiva na “The Wedding Expo” (“Expo de Casamento”, em português), que acontece em Joanesburgo — a cidade mais populosa da África do Sul —, e oficializasse a união com o pai  — que, naquele período, havia retornado ao seu país de origem, Zâmbia, e deixado a família.

“Meu coração quebrou instantaneamente em um milhão de pedaços e a separação — que eu garanti para mim mesma de que estava feliz —, de repente, me deixou devastada. Eu pensei: ‘Este anjo puro, que trouxemos ao mundo, agora será afetado negativamente por nossas escolhas egoístas’”, recorda-se Alice.

Zahara foi persistente e participou de um sorteio — promovido pelo livro “Bulletproof Marriage” (“Casamento Blindado”, em português, cuja autoria é de Renato e Cristiane Cardoso) — que daria como prêmio um vestido de noiva durante a feira. E ela ganhou (foto acima, com Marcia Pires e Marcelo Pires, coordenadores da equipe do livro, que atua no evento).

“Eu sinceramente acreditava que Deus estava me testando, pois, como eu poderia ganhar um vestido de casamento depois do nosso relacionamento ter terminado?”, indagou-se Alice, que chegou a pensar na hipótese de rejeitar o prêmio.

Entretanto, o que Alice não contava era que o seu companheiro retornara da viagem arrependido e queria se reconciliar, após ter lido um exemplar do livro “Bulletproof Marriage”.

“Eu notei uma grande mudança nele e no nosso relacionamento. Ele mencionou para mim que aquele era o momento certo para se casar e que Deus estava falando com ele. Só então, eu divulguei a ele que ganhamos um vestido de noiva na exposição”, comemora Alice.

Desde então, o casal, que oficializou a união, garante que a família vive uma nova fase.

Sobre o trabalho de apoio aos casais da equipe do livro “Bulletproof Marriage”, Alice acrescenta: “Vocês estão mudando vidas. Vocês estão plantando grandes sementes em casamentos.”

Sobre o evento

Entre os dias 29 e 30 de setembro próximo, a equipe do livro “Bulletproof Marriage” estará presente novamente no evento, como tem feito nos últimos anos. O grupo é composto por casais que também se beneficiaram do conteúdo do livro e que, agora, desejam auxiliar outras pessoas. Ali, eles compartilham suas experiências com os frequentadores da feira.

“Ao falarem conosco e receberem um aconselhamento pré-nupcial, vemos que a visão deles se abre e isso é muito gratificante”, observa Marcia Pires.

No Brasil, para adquirir o livro “Casamento Blindado”, clique aqui.

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *