Colégio Notarial do Brasil lança plataforma e-notariado nesta terça-feira, em Brasília

E Notariado Site

O Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF) apresenta, nesta terça-feira (9), uma nova plataforma para modernização de serviços notariais no Brasil. A iniciativa e-notariado é fruto de um trabalho e discussão ampla da diretoria em conjunto com todas as seccionais com objetivo de obter normatização nacional em direção ao futuro da atividade notarial. O lançamento será às 12h, na churrascaria Fogo de Chão, em Brasília/DF. As inscrições para tabeliães podem ser realizadas no endereço bit.ly/enotariadoevento.

O e-notariado é uma plataforma atual e confiável que foi pensada para facilitar o acesso e utilização dos serviços oferecidos pelos tabeliães de notas. Com a novidade, os notários estarão mais seguros para prestar seus serviços de autenticação no meio digital e os cidadãos terão seu certificado digital gratuito para as operações em que precisam de documentos de cartórios.

“Nós temos um anteprojeto de normatização que permite que a atividade notarial seja exercida com grande padronização e respeito às normas regionais e respeito à deontologia da profissão. Este é um passo que nós precisamos dar para trabalharmos uniformemente em meio tecnológico e oferecermos à sociedade brasileira a segurança que o notariado sempre ofereceu”, afirmou o presidente do CNB/CF, Paulo Roberto Gaiger Ferreira.

E-notariado: o serviço notarial do século XXI

Em conformidade com o provimento nº 74/2018 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre os padrões mínimos de tecnologia da informação para seguridade jurídica da atividade notarial e registral no Brasil, a plataforma e-notariado é uma oportunidade para regulamentar e reforçar a necessidade de modernização do ofício.

Facilidade para o cidadão

Todos os brasileiros serão capazes de assinar documentos digitalmente através do seu aparelho de celular. Para aproveitar os serviços, é necessário emitir gratuitamente um certificado digital e-notariado, presencialmente em um Tabelionato de Notas credenciado de sua preferência.  A partir daí, é possível assinar digitalmente documentos, solicitar atas notariais, procurações, autorizações de viagens e certidões de maneira digital, rápida e segura.

Na plataforma e-notariado, você também adquire Validações de Firma Digital, para assinar documentos particulares, e solicita a emissão de Atas Notariais assinadas digitalmente pelo notário, de maneira digital, rápida e segura. Em breve, também poderá solicitar procurações, autorizações de viagens e certidões. Para uma maior segurança das transações, as assinaturas digitais e documentos são registrados no Notarchain, o blockchain dos notários.

Sobre o evento

O lançamento do e-notariado será realizado na próxima terça-feira (9), às 12h, na churrascaria Fogo de Chão, em Brasília/DF. O evento contará com a presença do Juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Jorsenildo Dourado do Nascimento, e do Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, Márcio Evangelista. Estarão presentes também o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados, Caio Mario Paes de Andrade, o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, e a diretoria do CNB-CF.

Fonte: CNB/CF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *