Com 153 anos de história, Cartório de São Francisco de Sales é reinaugurado em espaço amplo e diferenciado

Cnb Mg Tabelionato (2)

Os 110 m² oferecem mais conforto e atendimento ainda melhor à população são-francisco-salense

Mudança! Essa foi a palavra que norteou o tabelião titular do Cartório de Ofício de Registro Civil e Tabelionato de Notas de São Francisco de Sales (MG), Leonardo Almada, desde que assumiu a serventia em 2018. Ele não queria mudar apenas as instalações, mas a forma antiga de se trabalhar, trazendo inovações e promovendo melhorias à serventia. Após cinco anos, ele comemora as conquistas que planejou e conseguiu executar com excelência: no último dia 28, reinaugurou o cartório em um espaço amplo e confortável, que dispõe de mais tecnologia e possibilidade de oferecer um atendimento ainda melhor. O novo espaço está localizado à Avenida Brasil, nº 3728, bairro Novo Horizonte / São Francisco de Sales – MG).

Em entrevista ao Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG), o tabelião do cartório, que é escritor, graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Direito Notarial pelo Centro de Estudos em Direito e Negócios (CEDIN), detalhou sobre mais informações da serventia como a conquista da mudança de instalação, inovações e como tem sido o trabalho diferenciado ofertado.

 

Confira a entrevista na íntegra!

 

CNB/MG – Quando o cartório foi inaugurado? Compartilhe a história da serventia.

Leonardo Almada – O cartório tem 153 anos de existência com um acervo de 100.000 registros de nascimento, registros de casamento e registro de óbito juntos. Há, inclusive, escritura de compra e venda de escravos. O novo Cartório de São Francisco de Sales foi reinaugurado no dia 28 de agosto de 2023, em uma segunda-feira. Hoje está localizado na Avenida Brasil, nº 3728, bairro Novo Horizonte, São Francisco de Sales Minas.

 

CNB/MG – Sempre esteve presente em uma única instalação?

Leonardo Almada – Funcionava anteriormente na Rua Sete, nº 406, bairro Centro / São Francisco de Sales – MG).

 

CNB/MG – Quanto tempo está à frente do cartório?

Leonardo Almada – Sou o oficial titular deste cartório desde 29 de janeiro de 2018.

 

CNB/MG – O cartório conta com quantos funcionários?

Leonardo Almada – O cartório conta com três funcionários.

 

CNB/MG – Quais as principais inovações implementadas no Cartório nos últimos anos?

Leonardo Almada – O cartório velho só tinha dois ambientes, além do banheiro, somando 30 m². Quem trabalhava lá era a oficiala interina e uma funcionária. Possuíamos apenas dois computadores.

As novas instalações do cartório contam com 110 m²: galpão inicial – cadeira para atendimento para 15 pessoas. Quatro mesas para o oficial e os colaboradores trabalharem.

Temos seis computadores (servidor principal, servidor reserva e quatro estações de trabalho).

No primeiro cômodo, além de existir área de atendimento, há a área de trabalho para oficial titular e as funcionárias.

No segundo galpão tem banheiros feminino e masculino; sala de reunião; sala de arquivo; e cômodo para cozinha e área de serviço (área para a limpeza do cartório).

 

CNB/MG – Quantos serviços realizados pela serventia já são oferecidos online? Quais?

Leonardo Almada – Fazemos atas notariais, procurações e escrituras pelo e-notariado. Cadastramos também usuários no e-notariado e fazemos autenticação de documento virtual pelo e-notariado.

 

CNB/MG – Deseja compartilhar alguma ação positiva/social realizada recentemente?

O cartório participou da CEJUSC – mutirão da cidadania organizado pelo Ministério Público de Minas Gerais e também pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Disponibilizaram serviços de regularização perante à Cemig, Copasa, Justiça Eleitoral, atendimento pelo Ministério Público, esclarecendo sobre dúvidas pela EMATER e conciliação pela juíza diretora do Foro da Comarca de Itapagipe/MG.

O cartório de São Francisco de Sales participou da ação emitindo e entregando certidões de nascimento, certidões de casamento e certidões de óbito para população carente.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNB/MG