Clipping – O Globo – Falta de regularização fundiária impacta os pequenos negócios

Hand Holding Door Key With House Shape On Blue Wooden Background.
Hand holding door key with house shape on blue wooden background.

Evento promovido pelo Sebrae, ‘Brasil Mais Simples – Regularização Fundiária Urbana’ vai debater a legalização de imóveis em favelas do Rio
A falta de regularização fundiária urbana tem relação direta com os micro e pequenos negócios no país. Um imóvel formalizado representa acesso à luz e ao crédito bancário e permite que as empresas passem a integrar a economia formal e prosperem. A regularização fundiária, que implica não só na titularidade do imóvel, mas também no ordenamento urbano, é importante fator de desenvolvimento da economia como um todo.

A legalização de propriedades nas favelas será tema de evento promovido pelo Sebrae, que atua fortemente na desburocratização de processos que impactam o empreendedorismo e a vida dos brasileiros. ‘Brasil Mais Simples – Regularização Fundiária Urbana’ será realizado no Auditório do Jornal O Globo, no dia 18 de setembro, e terá como palestrante principal o economista peruano Hermano de Soto, que estuda a problemática dos imóveis de comunidades carentes sem título de propriedade.

Quando esteve no Brasil pela primeira vez, em 2001, Soto classificou de “capital morto” os imóveis não-registrados e afirmou que se todas as propriedades de países em desenvolvimento fossem legalizadas seriam injetados US$ 9,3 trilhões na economia mundial. A estimativa foi baseada em estudos feitos no Peru, Haiti, México, Filipinas e Egito.

“A nossa frustação é que 17 anos depois nada foi feito”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, nesta entrevista exclusiva. Segundo ele, o objetivo do evento é “chocar a sociedade, para que ela enxergue que o problema da questão fundiária urbana tem solução por meio da inclusão”. Para Afif Domingos, ou o país entende isso ou continuará tentando resolver a questão da violência na base da bala. “Precisamos acordar para o problema. Esse é nosso esforço”.

Como o Sebrae vê a falta de regularização fundiária urbana no Brasil e que impacto esta questão traz para o desenvolvimento do empreendedorismo?

Basta olhar para as favelas do Rio de Janeiro e das grandes capitais para ver a grande parcela da população pobre que precisa sobreviver e que depende do reconhecimento da propriedade para mudar de vida. Nesses locais há todas as transações que também existem fora: venda, compra, locação, construção – e tudo acontece ao largo da legalidade. Mas são eles que estão fora da lei ou a lei é que não atende a este universo? Temos que ter uma legislação que se adapte à realidade das comunidades para efeito de regularização das propriedades, regularizando também o consumo, acabando com os ‘gatos’ de água e luz, para que o morador possa ter cidadania e ser incorporado à sociedade. A marginalidade se esconde dentro destas comunidades exatamente por causa da informalidade. Quando estiverem com seus imóveis formalizados, os proprietários não vão querer viver sob a ordem da milícia ou do tráfico de drogas. No Rio de Janeiro, neste momento mais agudo da crise, até a presença das Forças Armadas já está perdendo credibilidade junto à população. Temos que parar de enxugar gelo urgentemente. O Sebrae está na luta pela formalização da atividade econômica, e hoje, pela legislação, já podemos regularizar a empresa de um microempreendedor individual (MEI) que funcione em um imóvel irregular. A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas desconectou o negócio da ilegalidade do imóvel, o que foi um grande avanço. Mas é também preciso promover a legalização fundiária.

Que contribuição o evento trará para a regularização fundiária urbana no Brasil?

A nossa frustação é que Hermano de Soto já esteve aqui no Brasil em 2001, portanto há 17 anos, e nada foi feito desde então. Nada! É a inação do poder público. O Sebrae pretende, com o evento, chocar a sociedade, para que ela enxergue que o problema da questão fundiária urbana tem solução por meio da inclusão. Ou o país entende isso ou continuará enfrentando o problema na violência na base da bala. Precisamos acordar para o problema. Esse é nosso esforço.

Como as ideias inovadoras e a expertise do palestrante podem ajudar o país nesta questão?

Hermando de Soto entende que a falta da propriedade legalizada é um entrave para o desenvolvimento econômico. Aqui no Brasil estamos vivendo um momento extremamente grave, especialmente no Rio de Janeiro, e nem os contingentes policiais foram suficientes para debelar o problema – foi preciso pedir ajuda às Forças Armadas, que é treinada para a guerra. Temos que buscar o caminho da paz. Além do combate ao tráfico e à marginalidade, temos que estender a mão às comunidades, regularizar seus imóveis, para que elas possam se desenvolver e crescer dentro dos caminhos da legalidade, que precisam ser extremamente simplificados. Vivemos no sufoco da burocracia e do formalismo.

O problema da regularização fundiária urbana é observado em todos estados ou em algumas regiões específicas?

Lamentavelmente, o problema ocorre em todo país, nos grandes conglomerados urbanos. O que é uma favela? É uma demanda não atendida de habitação. Se esta demanda não é atendida na formalidade, será na informalidade. As pessoas têm que sobreviver, viver e morar. Dentro dessa visão, nós temos que ter, ao lado de uma política muito firme de oferta habitacional, o reconhecimento daquilo que já foi sedimentado no status quo – ruelas, casas amontoadas, que foram construídas assim há muito tempo. O poder público tem que encontrar formas de ofertar os serviços básicos (eletricidade, saneamento, saúde) dentro desta realidade. Quando se implanta isso na comunidade, já se cria incentivos para que o visual mude. Imagine o Rio de Janeiro com os morros regularizados. Será um cenário de casas coloridas!

A carga tributária, apesar do SuperSimples, ainda é motivo de reclamação dos pequenos negócios. O que ainda poderia ser feito para reduzir impostos?

O SuperSimples é uma forma de recolhimento de vários tributos em uma só alíquota, mas a grande dificuldade são as obrigações acessórias que se exige do pequeno negócio em todas as fases: nascimento, vida e morte. Temos uma faixa de papel de cerca de quatro metros de comprimento que mostra as exigências das obrigações acessórias. Este é o ponto que temos que focar: vamos destravar, desburocratizar e enfrentar as corporações cartoriais, inclusive na parte de registro de imóveis, que é absurdamente caro. Dar o imóvel em garantia a um financiamento é outro absurdo. Por isso que hoje os mais pobres não têm acesso ao crédito, porque a propriedade informal não é aceita para efeito de garantia.

A educação financeira é tema de abordagem do Sebrae junto aos pequenos empreendedores?

Este trabalho nós já fazemos no Sebrae e temos um grande quadro de atendimentos. De julho de 2012 a julho de 2018, o Sebrae deu 88,7 mil orientações técnicas (26 mil para empresas com CNPJ). As formalizações feitas diretamente pelo Sebrae somam 7,35 mil; palestras, cursos e oficinas foram 1,5 mil no período. A busca pela formalização tem crescido a cada ano. Temos um projeto chamado ‘Periferia faz negócios’, voltado para os empreendedores das favelas da Região Metropolitana do Rio que, neste ano, chegará a mais de 10 mil negócios. Fora o suporte gerencial, formação de rede e acesso ao mercado. O Sebrae se associou ao Rock in Rio 2019 e vai criar o Espaço Favela, que objetiva mostrar ao mundo todo as iniciativas de economia criativa, música, culinária e outros, que são frutos de empreendimentos nesses territórios. É um trabalho de inclusão.

A terceirização prevista na reforma trabalhista aumentou o interesse pelo empreendedorismo?

Este é um processo quase que natural. No momento que passamos a ter a terceirização, o empreendedorismo na área de serviços aumentou muito, até porque as grandes empresas hoje preferem o trabalho autônomo em função da capacidade das pessoas de tocar um negócio próprio e ser fornecedor destas empresas – o que não pode ser de forma exclusiva, senão, é uma forma mascarada de relação de emprego.

O que o Sebrae espera que o novo presidente da República faça para o pequeno negócio?

Os programas de governo elaborados pelos economistas dos candidatos quase não contemplam o tema do micro e pequeno negócio. Nenhum deles deu ênfase à questão, apesar do peso deste segmento na economia. Vamos esperar o segundo turno, porque talvez, nesta fase, os candidatos tenham que detalhar mais seus programas. O Sebrae pretende fazer uma sabatina com os presidenciáveis que chegarem ao segundo turno.

 

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *