TJ/MG – Adoção internacional é tema de curso em Uberlândia

Adocao

Evento reuniu profissionais da área da Infância e da Juventude
Promover o desenvolvimento técnico, científico e operacional na área da Infância e da Juventude com foco na adoção internacional. Essa foi uma das propostas do curso “Capacitação de Profissionais para Preparação de Crianças e Adolescentes para Adoção Internacional, realizado no último dia 28 de agosto, em Uberlândia, e que reuniu cerca de 60 assistentes sociais judiciais e psicólogos judiciais de diversas comarcas mineiras.

A atividade, realizada pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em conjunto com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja-MG), foi direcionada a profissionais que atuam nas Varas da Infância e da Juventude das comarcas integrantes dos núcleos regionais da Ejef de Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas, entre outros interessados.

Com carga horária de 8 horas, o curso contou a participação da vice-presidente da Confederação Francesa de Adoção (COFA), Marisa Drumond, que conduziu palestra sobre as teorias científicas relacionadas à adoção e à evolução do vínculo de filiação e paternidade. Também constaram da programação abordagens sobre “O preparo de crianças e famílias para a adoção e o impacto das diferenças culturais e “Quando a separação do grupo de irmãos é necessária”, além de troca de experiências e debates.

A palestrante, que é também professora aposentada, ressaltou o seu entusiasmo em participar do curso em Uberlândia: “A aproximação entre os grupos que trabalham no Brasil e nos países que acolhem as crianças brasileiras pela adoção internacional é indispensável. Com esse diálogo entre os países, as condições da adoção se tornam mais favoráveis, aumentando as chances de sucesso”.

Marisa Drumond disse ainda ter encontrado um público motivado, atento e interessado em buscar soluções adequadas para as crianças que se encontram abrigadas: ” Foram feitas muitas perguntas e um diálogo rico e estimulante encerrou com chave de ouro o evento. Parabenizo a Ceja-MG, a equipe da Ejef pela organização e cada participante.”

Também a psicóloga da Ceja-MG, Cristiane da Silva Sarmento Moreira, informou que a Comissão vem realizando ações educacionais, levando informação e sensibilização a magistrados e servidores do TJMG, mas também ao público externo (profissionais vinculados a programas de acolhimento institucional e familiar, representantes dos grupos de apoio à adoção, entre outros), tendo como finalidade primordial o melhor interesse da criança e do adolescente, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente e demais normas nacionais e internacionais.

De acordo com a psicóloga, há muitas crianças e adolescentes institucionalizados e disponíveis à adoção, que precisam de amor e cuidados no seio de uma família e, muitas vezes, não têm essa oportunidade em território nacional, sendo então encaminhadas à adoção internacional.

O curso foi realizado no Salão do 1º Tribunal do Júri de Uberlândia e foi prestigiado por magistrados, entre outros convidados. Um dos presentes foi o juiz José Roberto Poiani, titular da Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia e membro da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG. Confira também informações sobre o tema e baixe a cartilha sobre a adoção internacional desenvolvida pela equipe da Ceja.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

 

Fonte: TJ/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *