Maria Adélia Tófani Gonçalves Machado e Mônica Tófani Gonçalves Werneck, são titular e substituta da serventia, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.

Fotoefeitos.com  Final 1924311839049102954

No mês da mulher, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG), mostra como duas gerações de mulheres mantém o 2º Tabelionato de Notas de Santa Luzia sempre à frente e atualizado, prestando um serviço de qualidade à sociedade. Maria Adélia Tófani Gonçalves Machado, que iniciou na serventia do então 2º Ofício do Judicial e Notas e Oficial do Registro de Títulos e Documentos de Santa Luzia/MG, há mais de três décadas, é a tabeliã titular do atual tabelionato, e a filha, Mônica Tófani Gonçalves Rodrigues Machado Werneck, atua como sua substituta no cartório.

Em entrevista para à série “Tabelionato Mineiro” do CNB/MG, Maria Adélia e Mônica contaram a história da serventia e como tem atuado, tornando-se referência na região. Mãe e filha se orgulham de ser o primeiro Cartório da região a aderir e utilizar a plataforma do e-Notariado, sempre com visão no futuro, atentas a tudo que possam oferecer de mais moderno e atualizado aos usuários dos serviços.

“Atendimento humanizado buscando sempre a excelência na prestação dos serviços, com a capacitação e atualização de todos os colaboradores por meio de palestras, aulas, congressos, cursos, a exemplo do atual curso de desenvolvimento de gestão e liderança extrajudicial, ministrado pela TXAI, em parceira com o CNB/MG”, afirmou Mônica.

Confira a entrevista na integra:

CNB/MG – Quando o cartório foi inaugurado? Compartilhe a história da serventia.

 

Maria Adélia – A Serventia tem uma história estabelecida há mais de um século, conforme pode-se comprovar pelos livros de Protestos de Letras da Serventia, que compreende o período de 1862 a 1915.

Em 1928, o Presidente do Estado de Minas Gerais, deu provimento ao antigo titular, Modestino Gonçalves Filho, meu pai, na serventia vitalícia do Ofício de 2º Escrivão do Judicial e Notas e Oficial do Registro de Títulos e Documentos de Santa Luzia/MG.

Em 1975, fui nomeada Tabeliã Substituta, e em 1986, por ato do Governador do Estado de Minas Gerais, provida como titular, tendo em vista a aposentadoria do antigo titular, situação que permanece inalterada até os dias atuais.

CNB/MG – Sempre esteve presente em uma única instalação?

Mônica –  A Serventia esteve instalada no mesmo local até março de 2020, quando então a sede da Serventia passou para um local mais amplo, moderno, de fácil acesso, com rampa e elevador para portadores de necessidades especiais, tudo pensado para uma melhor prestação dos serviços aos usuários.

 

CNB/MG – Quanto tempo está à frente do cartório?

Maria Adélia – Há 36 anos, quando fui provida por ato do Governador do Estado de Minas Gerais, de 17 de junho de 1986, tendo já recebido a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena, outorgada pelo Egrégio Tribunal de Justiça de Minas Gerais, pelos serviços prestados.

 

CNB/MG – O cartório conta com quantos funcionários?

Maria Adélia –  08 funcionários.

 

CNB/MG – Quais as principais inovações implementadas no Cartório nos últimos anos?

Maria Adélia – Somos o primeiro Cartório da região a aderir e utilizar a plataforma do e-Notariado, sendo o primeiro também a fazer apostilamentos. Também somos pioneiros e únicos a implantar a biometria e foto no cadastro dos usuários para atendimento de todos os atos notariais, visando à segurança dos atos e dos serviços prestados.

Atendimento humanizado buscando sempre a excelência na prestação dos serviços, com a capacitação e atualização de todos os colaboradores por meio de palestras, aulas, congressos, cursos, a exemplo do atual curso de desenvolvimento de gestão e liderança extrajudicial, ministrado pela TXAI, em parceira com o CNB/MG.

CNB/MG – Quantos serviços realizados pela serventia já são oferecidos online? Quais?

Mônica – Assinaturas de escrituras e procurações por videoconferências; expedição de certificados digitais notarizados; emissão de certidões on-line; autorização eletrônica de viagem; autenticação digital; apostilamentos; comunicação de venda de veículos, dentre outros.