Com mudança de titularidade, Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas de Papagaios tem nova sede e mais agilidade nos serviços 

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Quem pensa que o estilo, requinte e o toque feminino foram as únicas mudanças perceptíveis no Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas de Papagaios, em Minas Gerais, está enganado. Sob nova gestão da oficiala Manoela Augusta de Araújo Cabral Boueri, a serventia extrajudicial tem oferecido diversos benefícios para a população e para os funcionários. A mudança começou pela organização interna da equipe com aumento do quadro de pessoal, redefinição dos processos internos e digitalização dos serviços.

Conforme apurado pela oficiala, o Cartório de Papagaios foi inaugurado em 7 de dezembro de 1912, completando 111 anos em 2023. “Apesar destes 111 anos de existência, entendi que o município merecia uma estrutura de serviços notariais e registrais melhor. Papagaios faz parte da maior região produtora e exportadora de ardósia do Brasil, além de possuir diversas empresas e um setor agrícola pujante”, explicou Manoela, conhecida carinhosamente como Manu.

O Cartório já passou por várias instalações, estando hoje localizado em um centro comercial no centro da cidade. “A última alteração da sua sede ocorreu logo após eu assumir a titularidade do cartório, em 2021, quando, além da alteração de endereço, foi significativamente modernizado e passou por uma série de transformações”, comentou a oficiala, acrescentando que a nova sede é mais confortável ao atendimento dos clientes, com um cuidado especial na área de casamentos, possibilitando que atos online sejam praticados com segurança e agilidade.

Desafios 

Ao assumir o Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas de Papagaios, Manoela Boueri, que foi delegada de polícia, precisou modificar sua forma de trabalho. “As mudanças começaram com a expansão do horário de atendimento, aumento do número de funcionários, incremento nos serviços prestados e digitalização de todo o acervo. Em 06/2021, ocorreu a mudança da sede do Cartório para um espaço mais amplo, com conforto, segurança e comodidade para o público. Além disso foi criado um espaço especial e muito charmoso para a realização dos casamentos”, disse.

Atualmente contando com cinco funcionários presenciais e um em regime remoto, ela pondera que em razão das mudanças implementadas na serventia, a quantidade de atos realizados aumentou. “Uma grande parcela deles é realizado de forma totalmente eletrônica e também de forma híbrida, com a segurança jurídica necessária, através da plataforma do E-notariado. Também passamos a realizar casamentos gratuitos e orientação jurídica para as partes que pretendem lavrar atos notariais”, comemorou a oficiala.

“O próximo passo é utilizar todas as plataformas digitais e automação para que os clientes possam solicitar cada vez mais serviços de forma digital, com segurança e praticidade, além de todos os serviços eletrônicos disponíveis na plataforma do E-notariado”, concluiu.

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Fonte: Assessoria de comunicação do CNB/MG