Participantes saem do treinamento do CNB/MG com planejamento de como montar um time de alta performance

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“Eu solicito que as pessoas vistam a camisa, mas preciso dar a camisa do tamanho certo”. Essa foi uma das frases da consultora e psicóloga Raquel Rochenbach que impactou os participantes do treinamento “Como montar um time de excelência”, mais um módulo do Programa de Gestão e Capacitação Extrajudicial do Colégio Notarial do Brasil – CNB/MG, em parceria com o Grupo Txai e o Colégio Registral de Minas Gerais (CORI/MG). A capacitação aconteceu de forma híbrida, virtualmente e na sede do CORI/MG, no sábado dia 07 de outubro.

A psicóloga e palestrante da Txai explicou aos alunos que muitas vezes os gestores dos cartórios exigem que a equipe vista a camisa, mas não propiciam condições de trabalho. “Muitas vezes as metas são ousadas, mas os computadores são lentos, oferecem um uniforme, mas está rasgado ou com um número menor, não dão incentivos e nem estímulo para o crescimento”, alertou Raquel.

Ela ponderou ainda que um time de excelência é aquele que entrega com qualidade, com menor tempo, sendo eficiente e tendo boa comunicação. Que também é engajado e, acima de tudo, que busca as metas e vai atrás do que é proposto, sempre proporcionando bem-estar com empatia.

Na primeira parte do treinamento “Como montar um time de excelência”, mais um módulo do Programa de Gestão e Capacitação Extrajudicial, os alunos refletiram sobre vários aspectos para obterem êxitos e formar uma equipe de alto desempenho.

Uma das ferramentas foi o organograma, com a estrutura hierárquica bem definida e, principalmente, a criação de um plano de carreira para seus colaboradores. Além do processo de seleção visando pessoas que tenham o perfil do cartório e da vaga e que também estejam dispostas a atuarem no cargo.

Assessment coach marcou o retorno do segundo momento do treinamento

A ferramenta assessment coach, exposta no treinamento, é utilizada para traçar o perfil profissional dos colaboradores. Com isso, é possível aproveitar o máximo potencial desses funcionários e inseri-los em cargos mais apropriados para cada perfil.

Os tipos de entrevistas também foram apresentados, além das definições de locais que sejam privados, preparação do material com antecedência, a importância de ter um cronômetro para se nortear sobre o tempo, estar atento e fazer anotações pertinentes.

Segundo Raquel, um dos grandes erros que os candidatos cometem é de não entrevistar a empresa. É necessário saber as políticas e funcionamento para entender se deseja realmente estar ali e se as especificações da vaga vão satisfazê-los.

Foi falado também sobre as políticas de motivação e valorização dos colaboradores. O que pode ser feito para melhorar o ambiente de trabalho e incentivar as pessoas envolvidas nos cartórios.

Momento depoimento

No retorno do almoço, o tabelião do Cartório do 1º Ofício de Notas de Ponte Nova, Lauro Mafra Amaro, chegou com altas expectativas para a 2ª parte do treinamento que foi mais prática. “Realmente o conteúdo aplicado fará muita diferença no cartório, vamos trabalhar com mais qualidade na busca de potenciais candidatos e estimular o crescimento daqueles que lá já estão”.

A tabeliã do 2º Ofício de Notas de Ibirité Lucilene Costa Teixeira Frosard, participou de todos os outros módulos do treinamento e agora sua expectativa é saber levar as ferramentas necessárias para que sua equipe tenha um desempenho ainda mais alto.

O próximo treinamento que será a continuação da capacitação sobre gestão de pessoas será no dia 11 de novembro. Mais informações serão divulgadas em breve.