TJ/MG: Comarca de Ervália (MG) realiza oficina de pais e filhos

Sem Título 1

A atividade é parte do módulo prático do curso de instrutores de parentalidade

A comarca de Ervália, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Viçosa, realizou, em 16 de outubro, a 1ª Oficina de Pais e Filhos. A oficina contou com a colaboração de cinco expositores do Cejusc de Viçosa, que capacitaram sete servidores da comarca de Ervália. A atividade é parte do módulo prático do curso de instrutores de parentalidade.

Nas oficinas, as famílias que enfrentam processos de separação recebem informações para lidar com a situação de forma saudável e amadurecida, mantendo os vínculos dos genitores com os filhos. Esse é o objetivo das oficinas de parentalidade, prática difundida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), possível de ser realizada nas comarcas do interior que não possuem o Cejusc, como é o caso da comarca de Ervália.

De acordo com a assistente social Theressa Cristina Marques Aquino, essa atividade busca evitar práticas de alienação parental e fornece a pais, mães, crianças e adolescentes mecanismos para lidar com os desentendimentos e os próprios sentimentos.

“Normalmente, os juízes das varas de família recomendam a oficina aos ex-companheiros, quando observam a existência de conflito durante o processo de separação”, explica a assistente social.

O envolvimento de diversos profissionais das redes socioassistencial e educacional do município de Ervália tornou possível a realização da oficina, já que, como expositores voluntários, ao final do processo de formação, poderão auxiliar a assistente social Theressa Cristina na continuação das oficinas.

A juíza da 2ª Vara Cível de Viçosa, Daniele Viana da Silva Vieira Lopes, destacou a importância da realização dessas oficinas e o envolvimento dos profissionais da rede de atendimento na difusão delas, como forma de propagação da cultura de paz entre as famílias.

Fonte: TJ/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *