IBDFAM: O “olhar” do IBDFAM sobre a parentalidade dá o tom do II Congresso da Região Centro-Oeste

Image Content 1278664 20180126083325

Amanhã, 25, e sexta-feira, 26, acontece, em Brasília (DF), o II Congresso do IBDFAM Centro-Oeste. Com o tema “A parentalidade na contemporaneidade”, o evento será no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ). As inscrições estão encerradas.

A família passa por constantes transformações que impactam diretamente na forma como a parentalidade é exercida, bem como repercutem em alterações legislativas e jurisprudenciais. Por esse motivo, conforme explica a advogada Renata Nepomuceno e Cysne, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) seção Distrito Federal, o II Congresso do IBDFAM Centro-Oeste visa proporcionar o debate sobre a parentalidade, “de forma interdisciplinar e com olhar de profissionais que atuam em diversos estados do Brasil, de forma que a pluralidade de percepções representará um cenário de ampla reflexão sobre a família na contemporaneidade”.

Segundo ela, serão dois dias de imersão sobre o estudo da parentalidade na contemporaneidade, dividido em quatro painéis. “O Congresso trará a abordagem de 35 palestrantes sobre o tema central”, diz.

“É um congresso diferenciado e importante com um olhar interdisciplinar que é uma característica do IBDFAM. Nós teremos representantes da psicologia, além de advogados, juízes, desembargadores e promotores e os grandes nomes do IBDFAM para enfrentar essa temática de forma ampla”, salienta.

Renata Cysne destaca que o evento, que teve inscrições gratuitas, visou, justamente, proporcionar às pessoas a oportunidade de conhecer o olhar do IBDFAM sobre a parentalidade na contemporaneidade.

Mudanças provocam o debate

Para a advogada Maria Luíza Póvoa, presidente da Comissão da Pessoa Idosa do IBDFAM e palestrante do evento, é importante discutir a parentalidade nos dias de hoje, porque são várias as mudanças na temática, tanto na legislação quanto na jurisprudência. “Discutir a parentalidade e seus vários aspectos, psicológicos, afetivos, patrimoniais, entre tantos outros, torna-se fundamental para uma organização como o IBDFAM, que tem no Direito de Família e seus impactos nas vidas das pessoas seu principal foco”.

Maria Luiza estará no painel que vai debater os aspectos jurídicos e psíquicos da Alienação Parental. Ela comenta: “Nossa expectativa não podia ser maior. Estaremos nesses dias junto dos mais importantes e proeminentes estudiosos da temática no Brasil, o que tornará este um ambiente extremamente rico, de aprendizado e de muitas trocas. Um aspecto importante a ser destacado é que, apesar de o congresso abranger a Região Centro-Oeste, teremos a exposição de colegas de outras regiões do Brasil, o que amplia ainda mais o nosso olhar sobre as temáticas ali propostas”, diz.

O II Congresso do IBDFAM Centro-Oeste reúne na realização: IBDFAM nacional, IBDFAM-DF, IBDFAM-GO, IBDFAM-MT e IBDFAM-MS.

Confira a programação aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *