TJ/MG – Cultura da conciliação avança em Minas

Tj Mg Concurso Outorga 2019

Cejuscs são criados em mais 14 cidades em apenas cinco dias

Na próxima semana, nos dias 29 e 30, serão instalados nas comarcas do interior mais três Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), pela 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Mariangela Meyer. Somente nesta quinta-feira (25/06), a magistrada implantou centros em outros sete municípios por videoconferência.

A inicitiva de expansão dos Cejuscs está mudando o retrato da Justiça mineira, que busca a conciliação em detrimento à cultura do litígio, de acordo com a desembargadora. Nas últimas 48 horas, 11 comarcas foram beneficiadas com a instalação dos centros. Hoje, foram beneficiadas as comarcas de Monte Belo, Paraopeba, Pitangui, Ibiraci, Poço Fundo, Santa Vitória e Conselheiro Pena.

Na segunda-feira (29/06), será a vez de Itanhomi e Perdões. Na terça (30/06), quando se encerra a série de instalações de sua gestão, a desembargadora participa de videoconferência na comarca de Piumhi. “Os Cejuscs tratam de reclamações pré-processuais e de processos judiciais nos quais, através da mediação e da conciliação, se busca a solução de conflitos de forma simplificada e célere”, disse Mariangela Meyer.

A 3ª vice-presidente do TJMG fez questão de ressaltar que, independentemente das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, “os conflitos de interesse continuam a existir, exigindo criatividade e dedicação por parte do Poder Judiciário, que deve cumprir seu papel institucional que é o de oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional contínua, célere, eficiente e satisfatória.”

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *