Memória Notariais Mineiras: CNB/MG divulga a escritura histórica da nova casa do Atlético (MG)

22.08.2023 – CNB MG – Memórias Notariais – Template (2)

Terreno da Arena MRV, nova casa do Galo, foi adquirido mediante escritura de compra venda feita no 9º Tabelionato de Notas. Novo estádio foi inaugurado no domingo dia 27.08.

Torcedores e imprensa estão cercados de entusiasmo para a estreia do Atlético-MG em sua nova casa. Depois do evento de inauguração em abril, a Arena MRV recebeu a partida entre o Galo e Santos (SP), em disputa pelo Campeonato Brasileiro, com vitória do galo por 2×2, no domingo dia 27, e cerca de 30 mil torcedores.

A inauguração da nova casa do Clube Atlético Mineiro marca também o início do Projeto Memórias Notariais Mineiras, que será conduzido pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG), entidade que reúne os tabeliães de notas do Estado, com o objetivo de recuperar as escrituras históricas dos maiores patrimônios de Minas Gerais, que retratam construções que marcaram época no Estado.

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG) teve acesso a escritura de compra e venda do terreno, realizada no dia 26 de julho de 2018. O ato foi lavrado no 9º Ofício de Notas de Belo Horizonte, no Livro n° 2372, às folhas n° 75, informando a venda do espaço por seus respectivos proprietários pelo valor de 8.538.396,78 (oito milhões, quinhentos e trinta e oito mil, trezentos e noventa e seis reais e setenta e oito centavos).

O terreno de cerca de 128 mil m² localizado no bairro Califórnia, região Noroeste da capital mineira, pertencia a nove pessoas de uma mesma família do município de Uberlândia, no triângulo mineiro. Ainda segundo a escritura, o terreno foi adquirido pela empresa MRV Prime LII Incorporações SPE LTDA, inscrita no CNPJ n° 25.090.380/0001-23, com sede em Belo Horizonte, na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, n° 7.250, Bairro Califórnia, e que depois mudaria de nome para Arena MRV.

 

A história começou em 2014…

Lavrar a escritura de compra e venda do terreno que hoje abriga a Arena MRV, Estádio do Clube Atlético Mineiro, além de marcar a história esportiva do país, também simboliza satisfação e orgulho para o Cartório do 9º Ofício de Notas de Belo Horizonte. “Em 2014, quando o 9º Ofício de Notas foi procurado para a confecção da escritura nos deparamos com uma série de situações e entraves jurídicos. Pouco a pouco e com muita determinação os obstáculos foram sendo removidos”, explica a tabeliã Walquíria Rabelo.

“Para regularizar as matrículas (160 lotes) do imóvel foram necessários vários procedimentos, entre eles inventários, procurações, averbações, certidões, recolhimentos, diligências, etc”, detalha a notária, que também é presidente do Sindicato dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Sinoreg/MG) e diretora do Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG).

A tabeliã relembra que o trabalho foi iniciado com um inventário. “Lembro-me bem que um dos primeiros atos foi o inventario do senhor Genésio, proprietário de alguns dos lotes”, recorda. “Passados quatro anos, em 26 de julho de 2018, com a documentação totalmente regularizada, lavramos a Escritura de Compra e Venda do terreno que hoje sedia a Arena MRV. Para o 9 º Ofício de Notas missão dada é missão cumprida!”, comemorou Walquíria Rabelo.

O documento histórico, produzido e agora arquivado para sempre nos livros do 9º Tabelionato de Notas de Belo Horizonte (MG), registra um dos primeiros passos para a construção da moderna Arena do Atlético Mineiro, um dos mais tradicionais clubes do país, fundado em 1908, e que além de jogos também receberá importantes eventos culturais.

 

Confira abaixo 

Escritura de compra e venda

 

“O Atlético é dono de 100% da Arena MRV”

O terreno foi adquirido pelos representantes do Grupo MRV, de Rubens Menin, co-fundador e CEO da construtora MRV. O empresário também é um dos mecenas do Atlético-MG e em abril de 2020 doou o terreno ao clube. A MRV também fechou com o time um acordo de naming rights da futura arena, no valor de R$ 60 milhões (por 10 anos).

Em entrevista ao programa CNN Esporte S/A, da CNN Brasil, apresentado por João Victor Xavier, o CEO do Atlético-MG, Bruno Muzzi, afirmou que com a doação, diferentemente de outros clubes, o Galo tem o espaço em sua totalidade. “O Atlético é dono de 100% da Arena MRV. Em alguns clubes, existe um compartilhamento. No caso do Atlético, é 100% do Galo. Tudo o que se arrecada ali dentro é do Atlético”, detalhou ao veículo.

A expectativa é de que o estádio seja um divisor de águas na história financeira e esportiva do clube. “Estamos calculando que, na hora que estiver em pleno funcionamento, a Arena trará uma receita adicional de R$ 120 milhões/ano”, disse Rubens Menin, em entrevista a ESPN.

 

Novidades: Câmara libera jogos e eventos

O projeto de lei que libera a realização de eventos oficiais na Arena MRV, o novo estádio do Atlético-MG, foi aprovado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, na quarta-feira (16.08). O texto do vereador Cérsar Gordin (Solidariedade), prevê que sejam concedidos alvarás de funcionamento a empreendimentos que tenham sido declarados de utilidade pública ou de interesse social, independentemente do cumprimento total das contrapartidas exigidas pelo Poder Público, beneficiando, entre outras construções, a Arena MRV.

A medida é um marco importante para o funcionamento do empreendimento, que enfrentou entraves burocráticos nos últimos meses. Com o projeto aprovado, o jogo de inauguração, deverá acontecer contra o Santos (SP), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no domingo (27), às 18h30. Sendo assim, o Atlético terá os jogos do segundo turno em casa, lutando pela aguardada classificação para a Libertadores em 2024.

 

Números e datas da Arena MRV

Homologação da escritura: 26 de julho de 2018

Doação ao clube: abril de 2020

Localização: Bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte

Terreno: 128m²

Área construída: 179 mil m²

Camarotes: 112

Estacionamento: 2333 vagas

Bares: 45

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNB/MG